Plano de Aula direitos e deveres da criança.

Plano de Aula direitos e deveres da criança: A partir das aulas propostas, o aluno vivenciará situações que possibilitarão refletir sobre os direitos e deveres das crianças e dos adolescentes; desenvolverá habilidades lógicas e linguísticas; bem como poderá construir sua autonomia no espaço escolar, a partir do conhecimento e da participação na construção dos direitos e deveres no interior da escola.

A concentração e a atenção dos alunos também poderão ser trabalhadas nas atividades propostas, confira plano de Aula direitos e deveres da criança:

Plano de Aula direitos e deveres da criança.

Duração das atividades:

Aproximadamente 180 minutos – três (3) aulas de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:

Para a realização desta aula é necessário que o/a professor/a retome com os/as alunos/as os combinados da turma com relação aos direitos e deveres da criança no interior da escola e dialogue sobre o que já sabem sobre o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

Estratégias e recursos da aula

Aula 1: Uma (1) aula de 60 minutos

Para esta aula sugerimos que você professor/a, procure trabalhar com as crianças o significado das palavras: direitos e deveres. Para isso, converse com a turma e possibilite a fala de cada criança sobre o tema. Registre as falas em uma cartolina e depois a fixe-a na sala de aula, para que toda a turma possa consultar o cartaz confeccionado.
Após este momento, explique para a turma que todas as pessoas têm direitos, mas também têm deveres e ressalte a importância de conhecê-los e compreendê-los. Questione a turma com a seguinte pergunta: por que precisamos ter direitos e deveres?. Nesta discussão você estará contribuindo para que compreendam que os direitos e deveres existem para possibilitar melhor convivência. Agora, proponha uma atividade de registro no caderno dos/as alunos/as seguindo as orientações abaixo:
Muito bem! Estamos descobrindo muitas coisas sobre os direitos e deveres das crianças e dos adolescentes. Agora, que tal registrar, no quadro abaixo, a sua opinião sobre os deveres que você tem:

Deveres com:

  • Os colegas
  • A escola
  • A família
  • Você mesmo

Professor depois dos alunos terminarem os registros, propicie um momento de discussão e socialização das suas respostas. Faça uma roda de conversa com a turma, se preferir você poderá sugerir que os alunos troquem os cadernos para um ler a resposta do outro.

Aula 2: Uma (1) aula de 60 minutos

 Com esta aula, você professor proporcionará uma reflexão sobre os direitos e deveres das crianças na sala de aula. É importante destacar, que um ambiente autônomo é construído a partir da voz de todos aqueles que vivenciam este espaço. Por isso, descubra o que as crianças pensam sobre seus direitos e deveres na sala de aula. Organize a turma em duplas e peça que conversem sobre os direitos e deveres das crianças em sala de aula. Cada dupla deverá registrar suas opiniões no próprio caderno. Depois, abra a discussão para o grupo e construa um cartaz coletivo com as respostas das crianças.
Siga a instrução abaixo:

Aula 3 – Uma (1) aula de 60 minutos

Nesta aula professor/a você trabalhará com o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente. Para isso, utilize a história da Turma da Mônica, criada por Maurício de Souza, para instigar a curiosidade das crianças. Por meio dos quadrinhos e de seus personagens alegres e simpáticos, a mensagem dos direitos e deveres das crianças e dos adolescentes é trabalhada de maneira lúdica e prazerosa.

Professor faça a leitura com a turma e possibilite um tempo para que os alunos façam a leitura das imagens dos quadrinhos. A turma poderá estar organizada em dupla. Após a leitura da história e das descobertas feitas, converse com as crianças sobre algumas partes da história:

Plano de Aula direitos e deveres da criança Plano de Aula direitos e deveres da criança Plano de Aula direitos e deveres da criança

Avaliação:

A avaliação é fundamental durante todo o processo de aprendizagem. Nesta aula, você deverá avaliar se os objetivos com relação à reflexão e compreensão dos direitos e deveres das crianças e adolescentes foram alcançados pela turma. A sua observação e registro ao longo das atividades são importantes para analisar as dúvidas e até mesmo as facilidades encontradas pelos/as alunos/as durante as mesmas. Ao ouvir a criança acerca da atividade proposta, você professor/a possibilitará que a avaliação contemple seus/suas alunos/as. A partir daí reorganize suas ações.


Direitos da Criança aprovados pela ONU:

  1. Toda criança tem direito à igualdade, sem distinção de raça, religião ou nacionalidade.
  2. Toda criança tem direito à especial proteção para o seu desenvolvimento físico, mental e social.
  3. Toda criança tem direito a um nome e a uma nacionalidade.
  4. Toda criança tem direito à alimentação, moradia e assistência médica adequadas para a criança e a mãe.
  5. Toda criança tem direito à educação e a cuidados especiais para a criança física ou mentalmente deficiente.
  6. Toda criança tem direito ao amor e à compreensão por parte dos pais e da sociedade.
  7. Toda criança tem direito à educação gratuita e ao lazer infantil.
  8. Toda criança tem direito a ser socorrido em primeiro lugar, em caso de catástrofes.
  9. Toda criança tem direito a ser protegido contra o abandono e a exploração no trabalho.
  10. Toda criança tem direito a crescer dentro de um espírito de solidariedade, compreensão, amizade e justiça entre os povos.

Texto: Declaração Universal dos Direitos da Criança.

Plano de Aula direitos e deveres da criança

Plano de Aula direitos e deveres da criança – Para Imprimir.

Plano de Aula direitos e deveres da criança

Plano de Aula direitos e deveres da criança