Alfabetização, Notícias

Maioria dos estudantes de oito anos não sabe ler nem fazer conta direito


Maioria dos estudantes de oito anos não sabe ler nem fazer conta direito: Segundo dados da ANA (Avaliação Nacional de Alfabetização), mais da metade dos alunos da rede pública no terceiro ano do ensino fundamental têm níveis insuficientes de leitura e matemática.

O gráfico quase não mudou em relação a 2014, com uma estagnação no índice de leitura e aumento muito pequeno na taxa de alunos que alcançaram o patamar “desejável”.

As estatísticas mostram uma forte desigualdade regional, com as regiões Norte e Nordeste tendo mais de um terço de seus alunos posicionados no pior nível (elementar). Na região Sul, estes alunos são apenas 12%.

Veja Também: Nova política do MEC coloca assistentes de alfabetização nas escolas

Segundo Maria Inês Fini, presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), a formação da Base Nacional Comum Curricular deve ajudar a reverter o quadro.

O MEC já anunciou um programa de reforço para a alfabetização, que planeja inserir mais professores assistentes nas salas e atingir 200 mil turmas de primeiros e segundos anos no ano que vem, com investimento de R$523 milhões.

Maioria dos estudantes de oito anos não sabe ler nem fazer conta direito.

Texto do site: Porvir



8 Comments

  1. Mas hoje os alunos do 1º ao 3º ano não podem repetir o ano se não se não alcançarem notas mínimas, o que pra mim é inaceitável a criança deveria repetir até conseguir ler e escrever a contento.

  2. Concordo plenamente…. Que a criança que não aprendeu no 1 ano não sabe ler e nem escrever tinha que ficar retido no 1 ano . Agora essas crianças ira automaticamente para o 2 ano onde la eles irão reprovar por que não conseguiu a ler e nem escrever no 1 e nem no 2 ano onde acontece muitas re provas no 2 ano devido que essa criança deveria ter ficado no 1 ano.

    1. O problema da aprendizagem nem sempre é do aluno, muitas das vezes é da própria didática do professor, pq em escolas privadas eles aprendem e na pública não? Pq na privada mesmo com um salário miserável o professor é obrigado a ensinar aqueles alunos, ja na pública não existe essa cobrança, quando a maioria dos alunos no aprendem a culpa não é necessariamente do aluno, mas também fo professor, infelizmente muitos professores, enpurram com a barriga, fingem que trabalham, é necessário que haja uma cobrança maior. Estou trabalhando com uma turma do segundo onde 80% da sala mal conhecem as letras do alfabeto, ai fica a pergunta onde esse professor estava que 80% dos alunos não aprenderam, 4 alunos desses 80% tem problemas de aprendizagem, porém o restante são alunos que escrevem do quadro, são alunos que tem mães presentes, então não podemos culpar somente os alunos, ja pensou reprovar 80% de uma sala pq o professor não deu conta de alfabetizar nem a metade da sala, então vamos reprovar esses professores também, pedir que refaçam a faculdade, para eles saberem onde estão errando,

    2. Concordo plenamente contigo amiga, pois erros de concordância como verifica-se em “Agoras essas crianças ira”, “eles irão reprovar por que não conseguiu ler” deveriam ter impedido a pessoa de passar de ano. Você não reprovou?
      Mas o que é mais grave é pessoas sem conhecimentos relacionados a estudos sobre educação, desenvolvimento da criança, métodos e técnicas de alfabetização venham querer falar sobre esses temas.
      Não tem lógica nenhuma querer preprovar aluno de primeiro ano, afinal, esse corresponde ao antigo pré escolar ou jardim III. Você já viu alguém reprovar no jardim III?

  3. Concordo plenamente contigo amiga, pois erros de concordância como verifica-se em “Agoras essas crianças ira”, “eles irão reprovar por que não conseguiu ler” deveriam ter impedido a pessoa de passar de ano. Você não reprovou?
    Mas o que é mais grave é pessoas sem conhecimentos relacionados a estudos sobre educação, desenvolvimento da criança, métodos e técnicas de alfabetização venham querer falar sobre esses temas.
    Não tem lógica nenhuma querer preprovar aluno de primeiro ano, afinal, esse corresponde ao antigo pré escolar ou jardim III. Você já viu alguém reprovar no jardim III?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange