Laterização

O que é laterização? A laterização também conhecida como ferralitização é um processo no qual o solo acumula grande quantidade de óxidos hidratados de ferro ou alumínio, o que modifica a sua composição e a coloração, que se torna avermelhada, com cor de ferrugem. A rocha oriunda desse processo é chamada de laterito.

Apesar da exuberância da Floresta Equatorial Amazônica, os solos dessa região são, em sua maioria, mineralogicamente pobres. Decorre daí a importância de se introduzir políticas de desenvolvimento sustentável para evitar a desertificação em sua região de ocorrência.

Confira também: 18 dicas de filmes para estudar Geografia

O principal fator responsável pelo natural empobrecimento dos solos amazônicos sob a floresta é a laterização.

Laterito:

Do latim later significa tijolo. Este processo resulta na formação de uma crosta endurecida na superfície do solo – ou pouco abaixo da superfície – constituída por minerais metálicos, como ferro e alumínio. É a laterita (ou laterito) que impede a penetração de água, intensificando ainda mais o processo de lixiviação. A laterização é responsável pela gênese dos latossolos. Esse processo natural – comum em regiões de clima quente e úmido –, no entanto, tem sido intensificado por fatores decorrentes da ação humana.

O que causa a laterização?

  • Desmatamento – A retirada da cobertura vegetal deixa o solo desprotegido e, consequentemente, suscetível aos danos causados pela exposição prolongada ao sol e à lixiviação;
  • Irrigação – Os solos irrigados têm sua laterização intensificada pela ação do intemperismo químico e físico.
  • Queimadas – além de contribuir para a retirada da cobertura vegetal, os solos submetidos às altas temperaturas ficam ainda mais ácidos e endurecidos, agravando, assim, o processo de laterização;
  • Mau uso do solo – A não utilização de técnicas de conservação do solo na agricultura.

Laterização Vídeo Aula:

Ainda com dúvidas? Calma, confira o vídeo a seguir e acabe com elas.


Se gostou da postagem,“Laterização – O que causa a Laterização?” deixe sua avaliação, isso é muito importante para nós. Faça isso deixando um comentário com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta nossa página no Facebook: @SÓESCOLA.

Não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais.

Não deixe de ver: Diversidade Cultural da África Aula de Geografia