Como a escrita facilita a aprendizagem infantil?


Como a escrita facilita a aprendizagem infantil? A escrita é muito importante, mas o material da escola também é importante.

Uma das ferramentas mais poderosas que temos que aprender é também uma das mais simples: escrever. Escrever nos ajuda a lembrar de coisas importantes e quanto melhor as notas, mais provável será que as nossas lembrarmos. É por isso que é importante incentivar as crianças a escrever, ensinar-lhes a tomar boas notas na aula e a certificar-se de que possuem os materiais necessários.

Veja Também: Emília ferreiro e a psicogênese da língua escrita.

Como a escrita facilita a aprendizagem infantil?

Escreva diferentes zonas ativas do cérebro, melhore a memória e desenvolva o pensamento crítico

O cérebro é dividido em diferentes regiões que processam diferentes tipos de informação. Existem áreas separadas que processam informações visuais, auditivas e emocionais … Claro, essas regiões se comunicam entre si, mas cada uma tem seus próprios processos.

Quando as crianças ouvem uma aula, a parte mais ativa do cérebro é aquela que processa a linguagem. Algumas dessas informações serão armazenadas na memória, mas esse processo ocorre de forma indiscriminada, o que significa que as crianças podem ignorar muitos dados importantes.

A escrita cria novos relacionamentos e envolve outras áreas do cérebro, especialmente áreas que processam a informação espacial. É por isso que, quando você toma notas, lembra melhor as informações, especialmente os dados mais significativos. Confira também Atividades de leitura e escrita simples.

No entanto, um experimento na Universidade de Aix-Marselha revelou que não é o mesmo escrever à mão sobre como digitar um computador, uma vez que diferentes áreas do cérebro são ativadas. Tudo indica que os movimentos necessários para escrever à mão deixam uma marca na memória do motor do cérebro, o que ajudaria as crianças a reconhecer as letras e a aprender melhor. Além disso, sendo um processo mais lento, ele também facilita aprender a consolidar.

Esta diferença foi confirmada por pesquisadores da Universidade da Califórnia , que explicou que quando as crianças escrever em um teclado, se concentrar mais na ordem das letras, esquecendo o contexto, que é essencial para a aprendizagem significativa ocorre.

Escrever manualmente não só estimula a memória, mas também o pensamento. Um experimento conduzido na Universidade Central em Washington descobriu que tomar notas melhora habilidades de avaliação e potencializa o pensamento crítico. Isto é provavelmente devido ao fato de que, para escrever, é necessário reconceptualizar a informação, que estimula algumas das operações do pensamento.


Com informações do: Etapa Infantil – Traduzido por SÓ ESCOLA.

Como a escrita facilita a aprendizagem infantil?

Recomendo também: Como melhorar a escrita dos alunos



  • Deixe um Comentário