A Contação de Histórias nas Salas de Aula

A Contação de Histórias nas Salas de Aula: “Contar histórias é revelar segredos ,é seduzir o ouvinte e convidá-lo a se apaixonar, pelo livro, pela história e pela leitura .

Os contos sempre encantaram povos em todo mundo transmitidos de pai pra filho através de séculos, as histórias são efetivamente formas de ensinar e aprender . Em todos os tempos existiram contadores de histórias que contavam junto a lareira, nas cozinhas, em meio as estradas e durante o trabalho.

Veja Também: Plano de Aula Contação de Histórias

Contar história é uma arte, e para isso qualquer um de nós pode trabalhar e desenvolver algumas habilidades que fazem toda diferença na narrativa.

O que é contação de histórias?

A contação de histórias é um instrumento muito importante no estímulo a leitura, desenvolve a linguagem, é uma passaporte para escrita, desperta o senso crítico e principalmente faz a criança sonhar.

Os contadores de histórias são os mediadores desse processo, e tem uma tarefa muito importante que é de envolver a criança na história dando vida aos sonhos, o despertar das emoções transportando para o mundo da fantasia.

Quem conta histórias cria e recria maneiras de chegar ao universo infantil, aproxima a criança do mundo da leitura consolidando a fantasia que é a maneira da criança ver a realidade. Uma boa história encanta qualquer pessoa, e a criança ainda mais por estar em fase de formação, enchendo sua “cachola” de informações.

A Contação de Histórias nas Salas de Aula

Há muitos anos que a contação de histórias habita nas escolas, mas muitos professores ainda não descobriram o quanto as histórias podem ajudá-los em sua missão de educadores. Além de divertir as histórias atingem outros objetivos como : educar, instruir, desenvolver a inteligência, ser o ponto de partida para ensinar um conteúdo programático.

Quando um professor decide contar uma história é necessário que faça com carinho, pois deve ser adequada de acordo com a faixa etária , aos interesses dos ouvintes, aos objetivos do professor.

Geralmente, os professores acham que é necessário um talento especial para contar histórias mas não é . Todo professor tem dentro de si um contador de histórias , apenas precisam encontrá-lo e aprimorálo.

Porque contar histórias na sala de aula?

  • Enriquece o mundo interior e desenvolve o hábito de ouvir;
  • Contribui para a formação do hábito de ler;
  • Desperta o senso crítico e reflexivo nas crianças;
  • Contribui para o desenvolvimento infantil por despertar emoções;
  • Valoriza sentimentos através da magia e da atração das histórias;
  • Agrada a todos sem fazer distinção de idade, de classe social, de circunstância de vida;

Característica de um bom contador de histórias.

I-Sentir ,viver a história, ter a expressão viva;

II-Narrar com naturalidade;

III-Conhecer a história;

IV-Dominar o interesse do público;

V-Contar dramaticamente;

VI-Falar com voz adequada, clara e agradável;

VII-Ser comedido nos gestos;

VIII-Ter espírito inventivo e original;

Na utilização de contação de histórias em sala de aula todos saem ganhando, seja o aluno que será instigado a imaginar e criar, seja o professor, que terá uma aula muito mais agradável e produtiva.


A Contação de Histórias nas Salas de Aula em PDF.

Confira a seguir o arquivo original deste artigo disponível para download em PDF. Para ter acesso a este material confira o link a seguir:

Fonte: @jvsartevisual