Qual a importância da participação dos pais na escola dos filhos?

Todos nós EDUCADORES sabemos da importância da participação dos pais na escola dos filhos não é verdade? E pensando nisso nós do SÓ ESCOLA perguntamos aos nossos seguidores das redes sociais “Qual a importância da participação dos pais na escola dos filhos?”, confira as respostas:

Veja Também: 10 Dicas de como os Pais podem ajudar na vida escolar do filho.

Qual a importância da participação dos pais na escola dos filhos?

Carol Digo Lopes: É o extremo da importância, eu sou o tipo de mãe que acompanho tudo, literalmente tudo, eu penso assim: ambos têm que caminhar juntos (pais X escola) caso contrário não vai pra frente, muitos pais acham que a escola tem obrigação total de ensinar e educar seus filhos, mas esquece que a escola foi feita pra ensinar e apenas “complementar” na educação, meus filhos desde cedo aprenderam que a escola e a segunda casa deles que na escola eles tem obrigação de respeitar não só professores mas a todos, por isso quando busquei um colégio pra eles procurei uma que tivesse valores, os pais tem que entender que um complementa o outro, que quando seus filhos vão a escola que a escola e a continuidade dos pais e quando eles saem da escola os pais tem que dar continuidade, por mais cansada que eu fique cansada do trabalho eu sento com eles para fazer lição de casa, olhar cadernos, ler agenda e estudar, vejo muitos pais reclamando que vem lição a semana toda, eu não vejo como ruim aliás adoro estudar com eles, os pais tem que participar mais

Rafaela Mars Meu tema do tcc foi sobre a importância dos pais e da escola na formação do sujeito cidadão…então eu enquanto aluna sempre acreditei que a família tem a responsabilidade maior de estar educando moralmente essa criança, pois o primeiro contato quando ela nasce é com a família, nela ela encontra deus costumes, valores religiosos, cultura e por aí vai….então o apoio familiar é base que sustenta a criança para poder ter segurança de sua vida no futuro (a escola também auxilia nesse processo).

Johw Vargas Nem cabe discussão. É mais que óbvio que a presença dos responsáveis na escola é de extrema importância; o difícil é fazer com que eles frequentem sem fazermos ameaças.

Marilucia Lupe Os pais fazem toda diferença quando participam da educação dos filhos, isso é observado nas escolas, porque as crianças em que os pais são presentes na educação desenvolvem mais rápido e teem mais sucesso.

Ana Behibak É sumária.
Se tivéssemos politicas publicas que obrigasse os pais a acompanhar assiduamente seus filhos principalmente no ambiente escolar teríamos mais disciplina na sala de aula,escolas mais limpas,professores mais assegurados de que seus esforços para passar conhecimento teriam resultados.

Rejane Batista Eh fundamental para o sucesso da criança um acompanhamento dos pais junto a escola.


Deixe também a sua opinião sobre isso em nosso post do FACEBOOK:


Qual a importância da participação dos pais na escola dos filhos? Veja o Vídeo:

A importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos

A demonstração de interesse pela vida escolar dos filhos é parte fundamental em seu processo de aprendizagem. Ao perceber que pais e família se interessam por seus estudos e por suas experiências escolares a criança sente-se valorizada, desenvolvendo-se de forma segura e com boa autoestima.

Quando a criança entra na escola traz consigo experiências adquiridas no convívio com meios anteriores o que lhe permitirá formar uma determinada visão sobre si mesma.
O convívio na escola significa para ela, uma ampliação em sua esfera de relações. Na escola a criança conhecerá outras crianças com as quais deverá compartilhar uma parte de sua vida, além de estabelecer relações com adultos que não pertencem a sua família.

Acompanhar o crescimento educacional dos filhos aumenta suas habilidades sociais e diminui a chance de problemas comportamentais. Quanto maior o envolvimento dos pais nas experiências escolares das crianças, mais facilidade de fazer amigos elas terão!

Sendo assim, quanto mais os pais conversam sobre a escola, visitam o local, se envolvem com as lições e os trabalhos e incentivam o progresso educacional dos filhos em casa, melhores serão suas habilidades sociais.

A participação familiar na vida escolar dos filhos leva-os, dentre outras coisas, à demonstração de um maior autocontrole e à manifestação de um comportamento cooperativo.

Os pais precisam entender, no entanto, que acompanhar a vida escolar dos filhos não deve significar apenas cobrar. O acompanhamento pressupõe muito mais do que isso. É necessário estimular, motivar, valorizar, ensinar, conversar, prestigiar, discutir. Nessa parceria, a cobrança é a última ferramenta a ser utilizada.

Quando a criança se sente ouvida, apoiada, prestigiada, se sente mais estimulada para aprender e aproveitar todas as oportunidades que a escola promove.

Neste processo ganha a criança, a família e a escola. Neste processo somos todos vencedores!

Fonte: Amanda Ferreira
www.escolavillare.com.br


Se gostou da postagem,“Qual a importância da participação dos pais na escola dos filhos?” deixe sua avaliação, isso é muito importante para nós. Faça isso deixando um comentário com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais !!!

Curta nossa página no Facebook: @SÓESCOLA.