Ideias para trabalhar a leitura do conto João e o pé de feijão.

Olá amigos, nesta postagem trago para vocês algumas sugestões e Ideias para trabalhar a leitura do conto João e o pé de feijão, com alunos das series iniciais.

Mas primeiro vamos falar um pouco sobre o que é um conto:

O conto é um texto narrativo do gênero literário. Ele tem o foco em um fato ou um determinado acontecimento, geralmente é uma ficção, ou seja, é uma história inventada. Os contos são fantasiosos, histórias de faz de conta que são muito contadas para as crianças.

O conto possui um narrador, que é quem conta a história e um enredo, ou seja, a história é dividida em começo, meio e fim.

João e o pé de feijão: Resumo da Obra.

Moral da história: 

  1. Acreditar em nossos sonhos e em outras formas diferentes de resolver problemas.
  2. Explicar que a mãe de João, preocupada com os problemas imediatos da família, queria vender o único bem que fornecia alimentos todos os dias.
  3. O menino viu nos grãos de feijão uma oportunidade de aumentar a renda da família, ele ousou pensar diferente.
  4. Apesar das dificuldades, João ainda insistiu em seus sonhos e subiu no pé de feijão, resolvendo os problemas da família com coragem e inteligência.

Tema: perseverança, perseguir os seus sonhos, acreditar em si mesmo apesar de todas as dificuldades.

Ideias para trabalhar a leitura do conto João e o pé de feijão: Decoração.

Trabalhar leitura de conto com alunos da educação infantil é sempre algo marcante e extremamente importante para o processo de aprendizado da criança.

Uma forma muito comum e eficaz nos dias de hoje é preparar um cantinho da leitura,  este espaço proporciona momentos para que todos os alunos da escola ou de uma unica sala possam ler onde e quando mais lhe convém, no ritmo que mais lhe agrada, podendo retardar ou apressar a leitura; interrompê-la, reler ou parar para refletir, a seu bel-prazer. Lê o que, quando, onde e como bem entender.

Confira um exemplo de cantinho da leitura:

O conto João e o Pé de Feijão é muito conhecido e não é de se estranhar que ao chegar na sala de aula propondo está aula muito alunos já tenham lido, o que não interfere em nada uma vez que essa proposta vai liberar toda a imaginação das crianças.

Ideias para trabalhar a leitura do conto João e o pé de feijão.

 

Ideias para trabalhar a leitura do conto João e o pé de feijão. Ideias para trabalhar a leitura do conto João e o pé de feijão. Ideias para trabalhar a leitura do conto João e o pé de feijão. Ideias para trabalhar a leitura do conto João e o pé de feijão. Ideias para trabalhar a leitura do conto João e o pé de feijão. Ideias para trabalhar a leitura do conto João e o pé de feijão. Ideias para trabalhar a leitura do conto João e o pé de feijão. Ideias para trabalhar a leitura do conto João e o pé de feijão.

Ideias para trabalhar a leitura do conto João e o pé de feijão: Sugestões de Atividades.

Para os pequenos até sete anos:

Desenho livre da parte da história que achou mais interessante, ou dramatização da história com suas palavras. Cada criança terá um personagem, podendo incluir animais, natureza, a casa da família que será formada por crianças formando um círculo e de mãos dadas, etc., você terá criatividade para criar ou adaptar à sua realidade.

Para os maiores: 

formar grupos de discussão da história. Cada um trará uma vivência pessoal e a partir daí escolherão uma situação para ser resolvida de maneira diferente e criativa, com coragem e perseverança.

Ao final do tempo, o líder de cada grupo irá expor a experiência para o grupo.

Ao final, com o auxílio do educador, serão analisadas as estratégias relatadas, e concluir se foram acertadas e atingiram os objetivos da dinâmica.

Com informações retiradas do Coisas de Criança.


Se gostou da postagem,“Ideias para trabalhar a leitura do conto João e o pé de feijão.” deixe sua avaliação, isso é muito importante para nós. Faça isso deixando um comentário com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta nossa página no Facebook: @SÓESCOLA.