Brincadeiras e Dinâmicas, Datas Comemorativas, Dia das Crianças, Dinâmicas

Dinâmicas para o Dia das Crianças – 12 de Outubro.


dia das crianças é uma data comemorada anualmente no mês de Outubro, mas precisamente do dia 12 e nesta postagem trago para vocês sugestões de dinâmicas para o Dia das Crianças.

Veja Também: 10 Dicas de Brincadeiras para o Dia das Crianças.

Mas primeiro vamos falar um pouco sobre esta data:

Esta data celebra os direitos das crianças e adolescentes, Direito este que foi concedido em 1989 quanto as nações unidas adotaram a convenção dos direitos da criança, os países que a ratificaram, devem assegurar a todas as crianças sem distinção de raça, cor, sexo, língua, religião, origem étnica – O acesso a determinados direitos básicos.

Dinâmicas para o Dia das Crianças.

1. Dinâmica do Feitiço Virou contra o Feiticeiro – Respeito entre as crianças

Objetivo: não faça ou deseje aos outros o que não gostaria para si

Material: papel e caneta

Procedimento: forma-se um círculo, todos sentados, cada um escreve uma tarefa que gostaria que seu companheiro da direita realizasse, sem deixá-lo ver. Após todos terem escrito, o feitiço vira contra o feiticeiro, que irá realizar a tarefa é a própria pessoa que escreveu. “não faça ou deseje aos outros o que não gostaria para si”. Respeito ao próximo.

2. Dinâmica do Pirulito

Objetivo: Para reflexão da importância do próximo em nossa vida
Material: Pirulito para cada participante.
Procedimento: Todos em círculo, de pé. É dado um pirulito para cada participante, e os seguintes comandos: todos devem segurar o pirulito com a mão direita, com o braço estendido. Não pode ser dobrado, apenas levado para a direita ou esquerda, mas sem dobrá-lo. A mão esquerda fica livre.

Vamos ao passo-a-passo: Primeiro solicita-se que desembrulhem o pirulito, já na posição correta (braço estendido, segurando o pirulito e de pé, em círculo). Para isso, pode-se utilizar a mão esquerda. O mediador da dinâmica, recolhe os papéis e em seguida, dá a seguinte orientação: sem sair do lugar em que estão, todos devem chupar o pirulito.

Aguardar até que alguém tenha a iniciativa de imaginar como executar esta tarefa, que só há uma: oferecer o pirulito para a pessoa ao lado!!! Assim, automaticamente, os demais irão oferecer e todos poderão chupar o pirulito. Encerra-se a dinâmica, cada um pode sentar e continuar chupando, se quiser, o pirulito que lhe foi oferecido.

Abre-se a discussão que tem como fundamento maior dar abertura sobre a reflexão de quanto precisamos do outro para chegar a algum objetivo.

Você pode usar uma bala também, ela pode ser utilizada na reunião de pais, para simbolizar o trabalho entre escola e família, ou na reunião de professores, onde o coordenador pedagógico pode falar sobre a importância do trabalho em conjunto dos professores das diversas disciplinas.

3. Dinâmica de Grupo com Bexigas

A aplicação da técnica inicia-se com as pessoas reunidas em círculo e no centro uma bexiga para cada participante. Cada pessoa pega enche a sua bexiga e após amarrá-la é dada a proposta de que o grupo deve mantê-las voando. Então, o monitor responsável pela dinâmica deve ir retirando os participantes lentamente, um por vez.

O número de bexigas continuará o mesmo, porém o número de pessoas será cada vez menor, até chegar a ponto de não mantê-las mais suspensas.

Objetivo da atividade: Ressaltar a importância do trabalho em equipe.

Existem uma infinidade de dinâmicas com bexigas e variações sutis entre uma e outra, então veja qual delas é mais fácil de você fazer e qual atende melhor seus objetivos.


Dinâmicas para o Dia das Crianças para Imprimir.

Dinâmicas para o Dia das Crianças - 12 de Outubro.
Dinâmicas para o Dia das Crianças – 12 de Outubro.

Veja Também:

Dinâmicas para o Dia das Crianças – Dinâmica a Metade Certa.

Uma das atividades para crianças mais realizadas em sala de aula e em outras circunstancias que envolva atividades lúdicas para crianças é a dinâmica a metade certa, muito simples de realizar tem por objetivoestimular a integração dos participantes bem como a concentração.

Dica: Essa atividade pode ser realizada em sala de aula, catequese, células evangélicas ou qualquer tipo de encontro com crianças, o material necessário são imagens grandes que possam ser cortadas em duas, podem usar revistas, fotos, imagens impressas, enfim, qualquer tipo de figura que possa ser cortada ao meio e misturada. Para sala de aula podem ser utilizadas revistas de variedades ou imagens com temas relacionados ao tema da aula, em catequese e células evangélicas podem ser utilizadas imagens bíblicas ou de cunho religioso. Importante que as imagens não sejam do mesmo tamanho, a idéia é misturar todas as partes e fazer com que as crianças encontrem seus respectivos pares para completarem a imagem.

Material necessário: 

Imagens cortadas ao meio (revistas, fotos, desenhos, etc). Fita adesiva para as crianças unirem as imagens.

Como fazer:

1. O coordenador deverá dividir o grupo de crianças em duplas e dar a cada participante a metade de uma imagem, as demais devem ser espalhadas pelo chão ou colocadas em uma ou mais caixas grandes para que os alunos possam procurar os respectivos pares. Para tornar a atividade mais interessante é importante que o número de imagens sejam maiores do que o número de participantes.

2. Conforme as duplas forem encontrando as partes que faltam das imagens o coordenador dá uma nova imagem para que as crianças encontrem a parte que falta, no final a dupla que conseguir unir o maior número de partes de imagens é a vencedora.

3. No final o coordenador pode falar sobre a importância do trabalho em grupo para conseguirem atingir seus objetivos. Dependendo do tipo de imagem utilizada pode abrir um diálogo pedindo que as duplas falem sobre as personalidades ou personagens contidos nas fotos. No caso de utilizar imagens bíblicas pode pedir que os participantes falem sobre as personagens ou procurem na bíblia o versículo correspondente ao desenho.


Se gostou da postagem,“Dinâmicas para o Dia das Crianças – 12 de Outubro.” deixe sua avaliação, isso é muito importante para nós. Faça isso deixando um comentário com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais !!!

Curta nossa página no Facebook: @SÓESCOLA.


Dinâmicas para o Dia das Crianças – 12 de Outubro.
4 (80%) 1 vote

2 Comments

  1. Estimada, boa tarde!

    )s materiaas disponbilizados no site são excelentes. Parabéns!

    Os materiais q sugerem indicam para baixar na realidade ao clicar no link somos direcionados para outra página q considero suspeita. Gostaria de obter a apostilha das dinâmicas para o dia das crianças

    Mais uma vez, PARABÉNS pelo seu trabalho e didicação em prol da educação brasileira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *