Datas Comemorativas, Dia da Independência do Brasil, Independência do Brasil, Projetos, Projetos Pedagógicos

Projeto a escola proclamando a independência do brasil

Olá amigos, nesta postagem trago para vocês uma sugestão para trabalhar com alunos do Ensino Fundamental, 1º ao 5º ano, “Projeto a escola proclamando a independência do brasil.”.

Projeto a escola proclamando a independência do brasil

INTRODUÇÃO:

Uma das funções da escola é contribuir para a formação do cidadão crítico e atuante na sociedade, e isso se dá quando ela ensina e pratica  em seu dia-a-dia valores, costumes, conhecimentos que levaram o aluno a adquirir condições para efetivar tal formação. Partindo desse pressuposto, desenvolvemos na escola e comunidade, projetos que visam alcançar esse e outros objetivos, também, ligados a formação humana e social do aluno, bem como, levar esses conhecimentos a comunidade, como forma de enriquecimento cultural e intelectual.

Dessa forma, consiste a importância do referente projeto. Não só comemorar uma data cívica, ou cumprir com a proposta do calendário escolar municipal, mas antes, informar, formar, levar conhecimentos, atualizar informações, fazer com que o aluno e sua comunidade cresça em conhecimentos e valores.

JUSTIFICATIVA:

Projeto a escola proclamando a independência do brasil”, tem por justificativa a necessidade de valorizar, junto aos alunos e comunidade o Brasil como um país diversificado desde sua formação humana, suas riquezas, suas belezas naturais, sua história de “Independência” sobre os olhares críticos e construtores de novos conhecimentos, além do que o livro didático pode oferecer, mas reconhecendo tal diversidade no próprio aluno, na sua família, sua comunidade, sua cidade, seu estado e, finalmente, seu país. O tema “ A Escola proclamando a Independência do Brasil”, pretende refletir sobre a independência a partir do lugar onde o aluno está, sua escola, seus valores, seus costumes, suas práticas sociais, e inclusive, o Brasil não só da independência, mas o Brasil dos dias atuais. Fato que não foge à história, nem ao objetivo principal dessa data cívica tão importante para os brasileiros, em sua participação como sujeitos desse país, seja no campo, nas cidades ou e outros lugares.

OBJETIVO GERAL:

Comemorar a Independência do Brasil, assim como, refletir sobre as mudanças ocorridas nesse período aos dias atuais, que afetam ou não o aluno, a escola e sua comunidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  1. Levar o aluno a conhecer a história do Brasil antes e depois do dia 7 de Setembro de 1822;
  2. Cantar o hino Nacional todos os dias da execução do projeto;
  3. Explicar aos alunos a importância do Hino Nacional e realizar um trabalho de interpretação e entendimento da mensagem do Hino;
  4. Cultivar no aluno o sentimento de patriotismo tanto através da história do país, como da sua própria;
  5. Envolver a comunidade na comemoração dessa data;
  6. Realizar a culminância do projeto no dia 7 de Setembro. (Desfile)

DESENVOLVIMENTO:

O desenvolvimento desse projeto consistirá na realização das atividades propostas. Atividades de registro sobre o tema, a execução dos objetivos específicos, a produção de textos, poesias, paródias e outros que deveram está expostos na sala de aula  para o dia da culminância.

AVALIAÇÃO:

Os alunos serão avaliados no decorrer do projeto através da participação, presença, realização das atividades e apresentação na culminância do projeto.

SUGESTÕES:

Segue em anexo sugestões de atividades a serem trabalhadas pelos alunos, também, uma sugestão de teatro sobre o tema.


Projeto a escola proclamando a independência do brasil: Sugestões de Atividades

Independência do Brasil (Sete de Setembro)

Independência do Brasil é o feriado em que se celebra a emancipação brasileira do reino de Portugal, no dia 7 de setembro de 1822, data que ficou conhecida pelo episódio do “Grito do Ipiranga”.

A Independência do Brasil deu os primeiros passos às margens do riacho Ipiranga, hoje atual cidade de São Paulo. O Príncipe Regente Dom Pedro I gritou “independência ou morte” e a partir desse momento, simbolicamente, o Brasil não era mais uma colônia de Portugal. Estava finalmente estabelecida a Independência do Brasil.

Logo após a Independência, o Brasil passou a ser uma monarquia, uma forma de governo em que os poderes eram exercidos por um Imperador.

A primeira nação que reconheceu a independência do Brasil foi os Estados Unidos. Portugal apenas admitiu a independência em 1825, após o pagamento de uma indenização de aproximadamente 2 milhões de libras.

Atualmente, no dia da Independência do Brasil as escolas promovem desfiles pelas ruas da cidade, enquanto os alunos cantam os hinos da Independência e do Brasil.

As forças militares brasileiras – marinha, exército e aeronáutica – também fazem apresentações especiais ao público em homenagem a esta data.

História da Independência do Brasileira

Com as Revoluções na Europa, a família Real Portuguesa decidiu que seria melhor se mudar para o Brasil. Assim, em 1808, a Corte Real desembarcou em terras brasileiras, decidindo que os portos brasileiros passariam a ser abertos para todas as nações do mundo. Este foi o primeiro grande passo para o desejo de independência do país.

Porém, existiam diversos problemas e divergências entre os portugueses e brasileiros, como a escravidão, a luta territorial, as rebeliões, os privilégios da burguesia e etc.

No final de agosto de 1822, depois de se deslocar para São Paulo com o propósito de apaziguar uma rebelião contra José Bonifácio, D. Pedro I resolveu romper os laços de união política com Portugal, mesmo com seu pai, o rei D. João VI, pedindo para que ele voltasse à Portugal imediatamente.

Com a emancipação, D. Pedro I foi coroado Imperador do Brasil.

Hino da Independência do Brasil

Letra: Evaristo da Veiga

Música: D. Pedro I

Já podeis, da Pátria filhos,
Ver contente a mãe gentil;
Já raiou a liberdade
No horizonte do Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá… temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.

Os grilhões que nos forjava
Da perfídia astuto ardil…
Houve mão mais poderosa:
Zombou deles o Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá… temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.

Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil;
Vossos peitos, vossos braços
São muralhas do Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá… temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.

Parabéns, ó brasileiro,
Já, com garbo varonil,
Do universo entre as nações
Resplandece a do Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá… temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.


Se gostou da postagem Projeto a escola proclamando a independência do brasil., deixe sua avaliação, isso é muito importante para nós. Faça isso deixando um comentário com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta nossa página no Facebook: @SÓESCOLA

Projeto a escola proclamando a independência do brasil
5 (100%) 2 votes

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *