O que faz o bom aluno?

O que faz o bom aluno? Check list com 10 itens que definem um bom aluno.

Não precisamos mencionar que todo aluno é diferente e que alguns apresentam dificuldades que outros não. Estas sugestões a seguir podem ajudar a você professor(a) na hora de incentivar seu aluno.

O que faz o bom aluno? presta atenção, se interessa, respeita …

  1. Participa das atividades propostas;
  2. Se interessa pelo programa do ano;
  3. Presta atenção nos professores e também nos colegas;
  4. Não fica com dúvidas, sempre faz perguntas;
  5. Pesquisa os temas propostos em classe por conta própria;
  6. Traz novos temas para discutir em classe, e impõe sua opinião sempre;
  7. Frequenta bibliotecas, sala de tecnologia e empresta livros;
  8. Ajuda quem tem mais dificuldade;
  9. Respeita a equipe de educadores;
  10. Conversa sempre sobre a escola com os pais;

O que faz o bom aluno? Cartaz para imprimir

O que faz o bom aluno? presta atenção, se interessa, respeita
O que faz o bom aluno?


Manter as tão desejadas boas notas parece um desafio para muitos estudantes. No entanto é possível fazer isso com algumas práticas simples, confira quais são elas

O sonho de 10 entre 10 mães é ter filhos que sejam considerados bons alunos, isso não é nenhuma novidade. No entanto, nem todos os filhos têm esse mesmo objetivo quando vão à escola.

Seja porque alcançar o status de bom aluno é uma das coisas mais difíceis na vida acadêmica ou simplesmente porque não há interesse, muitos estudantes aceitam a condição de aluno mediano – alguns se contentam até mesmo com condições como “mau aluno”.

Mas a sua vida escolar não precisa ser uma repetição de broncas e advertências. Se você decidiu fazer a sua mãe feliz e não sabe como se tornar um bom aluno.

O que faz o bom aluno?
O que faz o bom aluno?

O que faz o bom aluno? 20 Dicas:

Confira 20 dicas úteis que podem transformar você no sonho de consumo de professores, pais e até mesmo alguns colegas de sala:

1. SIGA O MAPA DE SALA

Dependendo da série em que você estiver e até mesmo da quantidade de alunos na sala, os professores acham que a melhor maneira de controlar e favorecer o aprendizado de todos é por meio de um mapa que indica onde cada estudante deve se sentar. Se esse for o seu caso, siga o mapa. Os seus professores têm um motivo para querer você sentado em determinado lugar e não em outro.

2. MANTENHA UMA AGENDA

Você pode se orgulhar da memória mais eficiente da sala, mas ainda assim não é um computador e pode deixar algo passar. Para evitar perder datas de provas ou prazos de entrega de trabalhos, mantenha uma agenda e anote nela todos os seus compromissos relacionados ao colégio.

3. TENHA FOCO

Pode parecer óbvio pedir a um aluno que ele mantenha o foco, mas muitas vezes os estudantes simplesmente não sabem como fazer isso. Para evitar distrações, evite ficar olhando para a janela, para a porta ou mesmo para o que seus colegas estão fazendo. Concentre-se nas suas tarefas.

4. SEJA SÉRIO

Leve os seus estudos a sério. Tenha em mente que você está na escola por um motivo e que esse motivo é aprender. Não invente mentiras para faltar ou mesmo para escapar das aulas, como se fingir de doente ou dizer ao professor que precisa urgentemente ir ao banheiro.

5. QUESTIONE

Nunca vá para casa com uma dúvida. Se você não está entendendo algo relacionado à matéria, pergunte. Nunca considere uma dúvida como sem importância. Lembre-se de que por mais boba que uma pergunta pareça, ela pode ser a dúvida de outros colegas de sala.

6. SEJA RESPEITOSO

Evite interromper os professores ou colegas e quando quiser fazer alguma pergunta ou observação, levante a mão antes de fazê-lo. É claro que você tem direito de se expressar em sala de aula, mas procure respeitar os outros estudantes, eles também têm esse direito.

7. SEJA CONSCIENTE

A sala de aula não foi criada para que os estudantes vivam uma espécie de regime militar, no qual os alunos estão proibidos de conversar ou sequer olhar pro lado. No entanto, você também não deve aproveitar a liberdade que tem e passar a aula inteira rindo, conversando e se virando para trás ou para os lados. Isso atrapalha a concentração do seu professor e dos seus colegas.

8. COPIE A MATÉRIA

Pode parecer a dica mais óbvia de todos os tempos, mas se o professor está escrevendo a matéria no quadro, provavelmente ela não está presente nos livros.

9. PRESTE ATENÇÃO

Outra dica aparentemente desnecessária, mas que é seguida por pouquíssimos alunos. A explicação do professor é o momento que você tem para compreender melhor os conceitos abordados no material de estudo e sanar as suas dúvidas. Portanto, essa não é a melhor hora para desenhar, rabiscar o caderno dos amigos ou mandar bilhetinhos.

10. NÃO COLE

Embora aquele velho ditado assegure que “quem não cola não sai da escola”, procure fazer diferente. Colando você não absorve o conteúdo e ainda corre o risco de ser pego e se envolver em situações, no mínimo, complicadas.

11. NÃO DISCUTA

Você pode ter a certeza absoluta de que o seu professor está enganado no que está afirmando, mas se você não tiver argumentos que provem isso, fique quieto. Se não tiver razão, então, faça uso do silêncio. Discutir com o professor nunca traz nada de positivo para você.

12. NÃO CONVERSE COM PESSOAS DE FORA DURANTE A AULA

Ninguém disse que você precisa fazer amizade apenas com os colegas da sua sala, ou do seu ano. Você pode ter amigos em séries diferentes e os horários de vocês provavelmente não vão coincidir. Portanto, evite conversar com esses colegas durante o período de aulas, quando você os encontra no corredor, por exemplo.

13. FAÇA OS SEUS DEVERES

Pode parecer chato e sem utilidade, mas os deveres de casa têm como objetivo fixar o conteúdo estudado durante a aula. Portanto, leve-os a sério. Fazer as suas tarefas de qualquer jeito não vai ajudar você a entender a matéria estudada e você pode sentir falta disso na hora da prova.

14. EVITE SAIR DURANTE A EXPLICAÇÃO

A não ser que seja um caso muito urgente, como você estar passando mal, evite sair da sala durante as explicações do professor. Embora possa parecer muito entediante escutar o professor de história falar sobre as inquisições na Idade Média, esse tipo de conteúdo será cobrado de você depois, então é melhor que você não perca os detalhes sobre ele.

15. NÃO FAÇA BRINCADEIRAS COM O SEU PROFESSOR

Alguns professores são muito divertidos e dão muita liberdade aos seus alunos, mas não se aproveite disso para atrapalhar a aula. Ficar se levantando o tempo todo para fazer brincadeiras ou mesmo indo até a lixeira sem necessidade são atitudes que podem deixar o seu professor irritado e acabar com a liberdade conquistada.

16. NÃO SEJA UM ALUNO APÁTICO

Embora os professores não gostem daqueles alunos que conversam demais, atrapalham a aula e a concentração dos outros estudantes, eles também não esperam alunos silenciosos, que não se expressam e não participam da aula. Você pode conversar com os seus colegas, desde que seja sobre assuntos relacionados.

17. ESTUDE EM SALA

Os exercícios pedidos pelos professores em sala de aula devem ser feitos lá. Não fique enrolando e esperando apenas pela correção, dedique-se, tente resolver os problemas propostos e conte com a ajuda do seu professor. Da mesma maneira, leve a sério a correção.

18. NÃO PERCA A MATÉRIA

A frequência é importante para que você passe de ano, mas é claro que você precisará faltar em alguns dias. Quando isso acontecer, peça a algum colega de confiança que passe para você a matéria estudada naquele dia. Anote os deveres e copie a matéria, caso seja necessário.

19. SEJA RESPEITOSO

Você pode detestar o professor de determinada matéria, mas precisa saber que ele é a figura de autoridade dentro da sala e, portanto, merece o seu respeito. Não grite ou fale palavrões em sala, isso transforma o ambiente de maneira negativa.

20. ESTUDE PARA AS PROVAS

Você pode ser um excelente aluno, que realiza todas as tarefas e presta atenção em todas as explicações, mas se não estudar para as provas não terá como aplicar os seus conhecimentos. Dedique-se e crie planos de estudo que ajudem você a resumir a matéria necessária.

Fonte: Universia Brasil


Se gostou da postagem, “O que faz o bom aluno?.“, deixe sua avaliação, isso é muito importante para nós. Faça isso deixando um comentário com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta nossa página no FACEBOOK: @SÓESCOLA