Artigos Educacionais, Professores

Mãe para escola: “não vamos responsabilizar somente a mãe”


Mãe para escola: “não vamos responsabilizar somente a mãe”: A resposta de uma mãe ao bilhete enviado pela professora da escolinha do filho está repercutindo nas redes sociais. No bilhete, a mãe pede educadamente que a professora não direcionasse os recados diretamente às mães, mas sim aos responsáveis pela criança.

“Entendo que muitas vezes é a mãe quem se encarrega das tarefas domésticas e dos filhos, mas precisamos lembrar que “papais” também são responsáveis e que muitas crianças são criadas por outros membros da família, como avós, tios, tias, etc. Assim, seria uma maneira de não repetirmos esse discurso que só responsabiliza a mãe/mulher pelo cuidado com a casa e os filhos (as)”.

Embora exista, ainda, um pensamento predominante de que as mães são as únicas responsáveis pelos cuidados das crianças, as famílias, cada vez mais, entendem a importância da participação ativa dos pais, além da mãe, nos cuidados e na criação dos filhos.

Mãe para escola: “não vamos responsabilizar somente a mãe”

Mãe para escola: "não vamos responsabilizar somente a mãe" Mãe para escola: "não vamos responsabilizar somente a mãe"

No âmbito legal também há avanços. No último dia 20 de março, foi sancionado o Marco Legal da primeira Infância, que, entre outras coisas, aumenta o período de licença-paternidade de 5 para 20 dias, para pais funcionários de empresas participantes do programa Empresa cidadã.


Se gostou da postagem,“Mãe para escola: “não vamos responsabilizar somente a mãe”.” deixe sua avaliação, isso é muito importante para nós. Faça isso deixando um comentário com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta nossa página no Facebook: @SÓESCOLA.


7 Comments

  1. Apoiadíssima! Sou gestora em uma escola pública e bilhetes, comunicados e seja a comunicação que seja, sempre deve ser encaminhada ao responsável. E de forma adulta.

    1. Mas ela errou feio heim? frisou tanto que deveria ser tbm ao pai e no final assina, mãe do Jorge ???
      e o nome do pai ? teria que ter posto tbm kkkkkkkk

  2. Acho uma falta de não ter o que fazer esse tipo de assunto, eu sou mãe e responsável legal pelo meu filho, indiferente quem cuida dele, eu tenho por obrigação no final do dia abrir a agenda e verificar se a escola solicitou algo, mandou algum aviso etc…, vamos lá, quem cuida da minha filha é uma baba ela vai ter que passar o recado para mim(mamãe) comprar as frutas né, se fosse o pai seria a mesma coisa, ele ia me ligar e avisar que teria que comprar as frutas, então vamos parar com essas bobagens que já passou dos limites, agora vem um monte de mãe com seus mi mi mi que da até nojo, poxa a escola mandou um recado, mande as frutas e pare de frescura.

  3. Bilhete vindo de uma “coordenadora” que se autointitula de “tia”, só se pode esperar isso mesmo. 10 x 0 para essa mãe! Quem dera fossem todas assim; com certeza iriam ensinar muitos “educadores” por aí…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *