Estratégias didáticas para o ensino da matemática

Estratégias didáticas para o ensino da matemática, pode ter certeza que você vai curtir e seus alunos vão começar a adorar essa matéria.

Essas estratégias são interessantes para qualquer idade, não importa se é professor do ensino médio ou de crianças. Veja como elaborar uma boa estratégia que fará diferença na vida dos estudantes, além disso, seu trabalho vai ficar muito mais simples.

4 Estratégias didáticas para o ensino da matemática

Estratégias didáticas para o ensino da matemática

Sequência didática é um bom instrumento para o professor

É muito importante ter uma sequência didática na suas aulas, se você começa a ensinar algo e logo depois ensina uma matéria completamente diferente, os alunos podem ficar perdidos. Além disso, na matemática, muitos estudos dependem dos outros, por isso a sequência é necessária. Uma outra dica bem interessante é sempre ficar atento e refletir sobre como você pode ajudar seus alunos a compreender a importância de receber aquele conhecimento.

Uma boa aprendizagem vai acontecer quando o estudante é capaz de perceber que os conhecimentos escolares são úteis para sua vida fora da escola. Provavelmente você já deve ter escutado algum aluno dizer que aquela matéria que está aprendendo não vai ajudar ele em nada. Ouvir isso é muito comum, principalmente quando falamos de matemática, por isso você como professor deve encontrar maneiras de aplicar o que ensina na vida e em sociedade.

As sequências didáticas vão ajudar bastante nesse conceito, você vai criar um conjunto de atividades organizadas de tal forma que cada etapa está interligada à outra. Dessa forma, quando estiver planejando seu objetivo deve ser ensinar um determinado conteúdo, começando por uma atividade simples até chegar às operações mais complexas.

Cada etapa da sequência didática precisa ter objetivo claro

Nossa próxima estratégia está interligada com a primeira, para desenvolver uma sequência didática você vai precisar planejar as etapas de acordo com a expectativa de aprendizagem. Vamos mostrar como deve fazer isso mostrando alguns pontos importantes. O primeiro é compreender a situação-problema, você precisa ter clareza do que se pede no enunciado da atividade, propondo uma atividade aos alunos você vai saber o que os alunos sabem ou não sabem sobre o que se pede.

O segundo ponto é identificar os conhecimentos que estão no centro do problema que passou, assim você pode conferir se os alunos reconhecem os conhecimentos trabalhados por você. O próximo ponto é decidir os procedimentos necessários para encontrar a solução, e o último ponto que vai ajudar a decidir a sequência didática é verificar os resultados obtidos.

O que os alunos já sabem

Antes de planejar sua atividade é preciso saber o que seus alunos já sabem para elaborar um trabalho mais interessante. Saiba do conhecimento prévio desses alunos, assim com base nesses resultados vai poder formular as atividades com o objetivo de ampliar a aprendizagem.

A avaliação ajuda o professor a definir os passos seguintes

A última das estratégias didáticas para o ensino da matemática é fazer uma avaliação, assim vai conseguir entender melhor o que seus alunos já aprenderam e conseguiram captar em suas aulas. Fica mais fácil assim prever as possíveis dificuldades dos estudantes e preparar intervenções adequadas para serem utilizadas durante a sequência de atividades.

Essas avaliações vão mostrar o que os alunos já aprenderam e vão apontar o que ainda precisa ser revisado e melhorar. Com base nessas informações você pode organizar melhor as ações didáticas e ajudar os alunos a superarem suas dificuldades.

Agora que já sabe as estratégias didáticas para o ensino da matemática é só colocar em prática, pode ter certeza que com essas estratégias você vai ter bons resultados. Depois volte aqui para contar o que achou e como seus alunos melhoraram a aprendizagem dessa matéria. Não esqueça de compartilhar com outras pessoas, eles vão gostar de saber essas estratégias assim como você.


Fonte: Canal do Ensino
Postado por: Taíza Torres

O Canal do Ensino é um Portal dedicado a educação, que está no ar desde janeiro de 2012. O portal é focado em compartilhar notícias sobre tudo o que há de mais relevante no universo educacional ensino. Além disso, estão disponíveis no portal, cursos gratuitos, livros de domínio público, vídeo aulas, dicas de concursos, bolsas de estudo, dicas para professores e estudantes, bem como conteúdo sobre redes sociais na educação e tudo o que há de mais atual em tecnologia educacional.