Como incentivar a leitura na infância? Várias dicas

Como incentivar a leitura na infância? Uma das maiores dúvidas de pais e educadores nos dias atuais é saber como incentivar a leitura desde a infância e fazer com que esse se torne um hábito saudável e prazeroso para as crianças.

E pensando nisso selecionamos algumas dicas de Como incentivar a leitura na infância, confira:

Como incentivar a leitura na infância?

0 a 5 meses:

O bebê começa a prestar atenção nos gestos e nos sons dos pais.

Aponte as figuras do livro e diga em voz alta e devagar o nome das figuras que o bebê olha e imite os sons que o bebe faz e observe sua reação.

6 meses a 1 ano:

O bebê ja se senta e folheia as páginas. Nomeie as figuras que o bebê aponta no livro, ajude o bebê a virar a página, transmita o clima da história através de diferentes tons de voz, gestos e expressões.

1 a 2 anos:

A criança já tem um livro favorito e pede aos pais para que o leia, já aponta figuras e imita as expressões e gestos dos adultos.

Use diferentes vozes para representar os personagens da história, estimule-a a identificar objetos na história, caracterize os personagens representados por figuras, nomeie e demonstre as emoções dos personagens.

2 a 4 anos:

A criança gosta que as histórias sejam contadas e recontadas e repetem palavras e frases.

Faça perguntas para verificar a compreensão da criança sobre a história, valorize os comentários feitos, incentive-a a contar sua história favorita, leve-a até livrarias, fala sobre os sentimentos dos personagens e mostre situações semelhantes que são vividas pelo personagem e por ela.

4 a 6 anos:

As crianças escolhem os livros para os pais lerem e fazem perguntas sobre coisas que acontecem na história, corrigem os pais quando pulam partes do livro, além de conseguirem contar uma história conhecida com suas próprias palavras.

Fale espontaneamente sobre assuntos do livro, leia histórias mais complexas para ampliar o vocabulário da criança, deixe os livros acessíveis para criança pegar quando quiser.

Como incentivar a leitura na infância? Cartaz para imprimir

Como incentivar a leitura na infância? Várias dicas

Para ajudar neste processo, confira esse outro post do nosso site (56 Textos pequenos para imprimir).

Ou se preferir confira este: Pequenos textos coloridos para leitura

Se gostou da postagem,“Como incentivar a leitura na infância? Várias dicas.” deixe sua avaliação, isso é muito importante para nós. Faça isso deixando um comentário com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta nossa página no Facebook: @SÓESCOLA.