Como estimular a socialização em sala de aula

Como estimular a socialização em sala de aula: Além de fazer com que os alunos entendam e aprendam os conteúdos ministrados em sala de aula, é importante que os docentes percebam a importância de fazer com que os estudantes socializem entre si, principalmente quando são mais novos.

Não deixe de ver: Dicas para melhorar a leitura e o interesse dos alunos

A sala de aula é o primeiro ambiente no qual as pessoas têm a experiência de interação com as outras e onde é estabelecida uma micro sociedade.

Como estimular a socialização em sala de aula

Professor: entenda como pode fazer com que os estudantes sociabilizem mais entre si

1 – Agende uma aula externa

Principalmente por causa da tenra idade, sair da rotina pode ser algo muito proveitoso para a aprendizagem. Escolha um tema para a aula e convide os alunos para aprenderem num local diferente como, por exemplo, o jardim da escola ou mesmo em alguma outra área de lazer.O clima de descontração faz com que os alunos conversem mais entre si e sociabilizem melhor.

Confira também: Dicas para tornar a sua sala de aula ideal para o aprendizado

2 – Escolha um dia para passar um filme 

Selecione um filme que acredite ser importante para os estudantes, convide-os a assistir no período da aula e abra um debate, para que comentem as perceções que tiveram sobre a obra. Desta forma, fará com que conheçam melhor o gosto uns dos outros, facilitando a aproximação entre eles.

3 – Crie um clube do livro 

Os livros são objetos que podem gerar grande empatia entre os estudantes. Por isso, uma boa ideia pode ser criar um clube do livro com os alunos que se interessam muito pela leitura. Além aumentar a expressividade pessoal sobre os mais variados assuntos, eles serão capazes de aumentar a capacidade de argumentação e também de ouvir pontos de vista diferenciados. Vai perceber que aqueles alunos que têm gostos similares provavelmente vão criar um laço maior.

4 – Planeie passeios extracurriculares 

Devido à importância da socialização, reserve algumas datas do calendário escolar para propor passeios diferentes, que não estejam necessariamente ligados a um conteúdo da sala de aula. Os parques de diversões ou um passeio ao zoológico, podem ser excelentes sugestões, que podem permitir que os estudantes fiquem mais tempo juntos e que se sintam bem com isso.

5 – Estimule competições saudáveis 

Crie pequenos campeonatos envolvendo o conteúdo programático para que estimule o trabalho em equipa e a colaboração mútua. Além de ser uma atividade completamente lúdica, faz com que os alunos se dediquem mais, já que todos querem ganhar o prémio final da competição. Devido à diversão por detrás da brincadeira, a aprendizagem torna-se mais rápida eficaz e duradoura.

Fonte: Universia Brasil

O que achou das dicas de Como estimular a socialização em sala de aula ?

Recomendado também: DICAS DE COMO ORGANIZAR A ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL