Professores terão acesso a vídeos sobre: Desenvolvimento Sustentável

Como falar sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para crianças? Para facilitar esse trabalho, professores do ensino fundamental de todo o país terão à disposição vídeos e uma publicação explicando o que são nove dos 17 objetivos. O material, lançado em Manaus nesta quinta-feira, 13, é uma iniciativa da Representação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil, em parceria com o Ministério da Educação e com o Ministério do Meio Ambiente (MMA).

“Os vídeos são pensados na linguagem das crianças, são eles falando entre eles sobre esses temas fundamentais. Isso é importante para que as elas entendam os objetivos sustentáveis e para que interajam com o tema. Ter um material pensado e preparado para crianças de sete a 11 anos, do primeiro ao quinto ano, é fundamental para trazer essa consciência de desenvolvimento sustentável, tão necessária para a nossa sociedade”, explicou o secretário de Educação Básica do MEC, Rossieli Soares.

A cerimônia de lançamento contou com a presença de crianças, educadores e gestores de educação. Os vídeos estão disponíveis no portal da Unesco e no canal da organização no YouTube. O material também irá compor a 8ª Mostra do Circuito Tela Verde, exibição nacional de produção audiovisual independe, que ocorrerá em todos os estados brasileiros.

Vídeos sobre Desenvolvimento Sustentável:

Objetivos:

As negociações que culminaram na adoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram concluídas em 2015. O processo teve início em 2012, durante a Conferência Rio+20, no Rio de Janeiro. Os ODS deverão orientar as políticas nacionais e as atividades de cooperação internacional nos próximos quinze anos, sucedendo e atualizando os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

O Brasil participou de todas as sessões da negociação, das quais originou um acordo que contempla 17 objetivos e 169 metas, envolvendo temáticas diversificadas, como erradicação da pobreza, segurança alimentar e agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura e industrialização, governança, e meios de implementação.

Guia:

Durante a cerimônia foi lançado, ainda, a publicação Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Objetivos de Aprendizagem, que tem o objetivo de aumentar a conscientização da comunidade escolar sobre a importância da Educação em Desenvolvimento Sustentável (EDS). A obra, que será distribuída nas escolas do primeiro ao quinto anos, é uma tradução de edição produzida pela Unesco como material de apoio para os professores e gestores da educação.

A publicação servirá como referência para profissionais da educação sobre o uso da EDS na aprendizagem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e, consequentemente, contribuir para a sua realização. O guia identifica objetivos de aprendizagem e sugere temas e atividades para cada ODS. O documento também apresenta métodos de implementação em diferentes níveis, desde a formulação de cursos até estratégias nacionais, oferecendo orientações e sugestões de como os educadores podem adaptar conteúdos a contextos concretos.

“O livro para o professor é importante porque é um processo de formação, de como saber trabalhar não só os vídeos, mas outros formatos, jogos, interação e atividades com as crianças que estão descritas nessa publicação e são fundamentais para o trabalho do professor na relação com o aluno”, finalizou Rossieli Soares.

_________

Fonte: MEC