Início ATIVIDADES Plano de Aula: Produção textual para retorno das férias

Plano de Aula: Produção textual para retorno das férias

Plano de aula produção textual sobre Férias
Plano de aula produção textual sobre Férias

Plano de aula produção textual sobre Férias: Para que o retorno da aula não se torne massante para seus alunos, que estavam acostumados com o longo período de ferias e distrações está é uma excelente sugestão de trabalho. Confira:

VEJA TAMBÉM:

Plano de aula produção textual sobre Férias

Objetivos:

Interação da turma, observação da escrita e da expressão oral para se ter uma análise do desempenho da turma no início do ano; trabalhar a criatividade na produção textual; exercitar palavras que normalmente geram problemas de ortografia.

Conteúdo:

Produção textual e expressão oral

Métodos/ Estratégias:

O professor deve propor um texto que todos devem escrever ao mesmo tempo. A temática será: o que você fez nas férias. Os alunos devem então iniciar a introdução de sua história e mais ou menos de dois em dois minutos o professor escreverá no quadro uma palavra preferencialmente que contenha alguma dificuldade de ortografia, a qual deverá ser introduzida na história ainda que não fizesse parte da narrativa que o aluno está predisposto a escrever. Cada palavra ficará exposta no quadro, no máximo por um minuto, sendo imediatamente apagada. São aconselhadas cerca de 10 palavras. Ao final, será pedido para que todos dêem um desfecho à história. Cada aluno terá de ler para o restante da classe a sua criação. Além disso, a narrativa deverá ser entregue à professora para avaliação.

Recursos didáticos:

Papel e caneta, quadro-negro.

Avaliação:

Será analisada a capacidade de expressão oral do aluno, bem como o nível lingüístico em que se encontra no quesito produção textual, no qual serão levados em conta aspectos como coesão e coerência, estrutura frasal e textual, adequação semântica, ortografia e pontuação.

Variações:

Caso o professor esteja disposto a trabalhar somente a criatividade do aluno na produção textual, poderá, ao invés de escrever as palavras no quadro, apresentar gravuras ou objetos.

_________________

O que achou desta postagem? Se gostou não deixe de compartilhar com seus amigos…


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here