11 planos de aula sobre meio ambiente

11 planos de aula sobre meio ambiente: Produção de resíduos, sustentabilidade, efeito estufa e poluição podem ser grandes assuntos para abordar na sala. Além de serem questões reais e urgentes, que estão constantemente presentes nas notícias publicadas na mídia, esses temas podem ser um instigante ponto de partida nas aulas de Ciências, Biologia, Química, Informática e até Língua Portuguesa.

11 planos de aula sobre meio ambiente
11 planos de aula sobre meio ambiente

Para te ajudar na inserção desses assuntos, separamos 11 propostas para estarem no seu planejamento. Adaptando os assuntos para a realidade da comunidade onde você atua, as chances de envolver a turma ficam ainda maiores.

Veja também:

11 planos de aula sobre meio ambiente

Se animou com a ideia? Então vamos lá.

O homem e o meio ambiente 

Que tal engajar os alunos na realização de um material que conscientize a turma e a comunidade sobre a influência das atitudes humanas no meio ambiente? Nesse plano de aula, o objetivo é provocar mudanças de hábitos por meio da reflexão.

Alunos produzem reportagem radiofônica sobre meio ambiente

Essa sugestão interdisciplinar propõe que os professores de Língua Portuguesa, Ciências e Informática trabalhem juntos em um projeto que utiliza a linguagem jornalística para abordar conteúdos relacionados ao cuidado com a natureza.

Água poluída e um portfólio periódico

Em dois bimestres, esse plano de aula planeja a abordagem de tragédias humanitárias ligadas à vulnerabilidade ambiental. A checagem de fatores ambientais e o incentivo à pesquisa de campo por meio da investigação científica é o caminho para estimular a elaboração de soluções.

Cadeias produtivas sustentáveis

Consumo, escala geográfica e desenvolvimento sustentável são alguns dos temas abordados. A atividade pode ser dividida em cinco aulas e aborda desde a análise dos problemas sociais até a produção de textos, passando por reconhecimento de medidas de proteção ambiental.

Meio ambiente: as espécies que habitam igapós

Indicada para todos os anos do Ensino Fundamental II, essa proposta visa apresentar o modo de vida das plantas que crescem em regiões alagadas, mostrando as espécies presentes nas áreas de igapó. Em quatro aulas, a discussão pretende botar em pauta a importância da preservação ambiental.

Caminhada pelo entorno da escola

Adaptável à realidade de cada bairro, esse plano visa levar os alunos a reconhecer a importância da preservação de áreas verdes para a melhoria da qualidade de vida. A ocupação territorial e a relação entre o homem e o meio ambiente são dois pontos que balizam o projeto.

Inovação para a sustentabilidade

Elaborado por Maiko Rafael Spiess, sociológo e pesquisador visitante do Departamento de História da Ciência da Universidade de Harvard, Estados Unidos, esse plano de aula discute o significado desses termos, apresentando propostas para áreas como alimentação, moradia, educação e consumo.

Invasão biológica e desequilíbrio ambiental

Vale reservar três aulas de biologia do 1° ano do Ensino Médio para discutir biodiversidade, ecologia e conservação. Esse plano avalia os riscos da introdução de espécies exóticas em habitats.

Mudanças climáticas

Esse projeto traz a reflexão sobre fatores que alteram o ambiente. Ao planejarem ações coletivas para lidar com esses problemas, os alunos irão conhecer estratégias que podem desacelerar as ações do efeito estufa.

Discuta a importância da biodiversidade

Em duas aulas de 50 minutos já é possível despertar a curiosidade sobre a importância da biodiversidade. Evolução e conservação das espécies serão o ponto de partida dessa investigação coletiva.

A decomposição do lixo

Biodegradação, termoquímica e produção de energia podem ser estudadas em conjunto dentro desse tema. Conhecendo os problemas gerados pelo descarte do lixo e diferenciando as reações químicas envolvidas, os estudantes debaterão sobre propostas para minimizar o acúmulo de resíduos.


Fonte: Nova Escola

Se gostou da postagem “11 planos de aula sobre meio ambiente., deixe sua avaliação, isso é muito importante para nós. Faça isso deixando um comentário com sua opinião e sugestões para outras postagens.
Curta nossa página no Facebook: @SÓESCOLA