Simulados ANA para 2º e 3º ano do Ensino Fundamental

Simulados ANA (Avaliação Nacional da Alfabetização), com diversas atividades diagnósticas prontas para imprimir e disponível para download.

Veja Também:

  1. Simulado Português – ANA
  2. Simulado de Gêneros Textuais com Gabarito
  3. Simulado Prova Brasil com gabarito

O que é a ANA?

A Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) é uma avaliação externa que objetiva aferir os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa (leitura e escrita) e Matemática dos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas. As provas aplicadas aos alunos forneceram três resultados: desempenho em leitura, desempenho em matemática e desempenho em escrita.

Além dos testes de desempenho, que medem a proficiência dos estudantes nessas áreas, a ANA apresenta em sua primeira edição as seguintes informações contextuais: o Indicador de Nível Socioeconômico e o Indicador de Formação Docente da escola.

A ANA é censitária, portanto, será aplicada a todos os alunos matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental. No caso de escolas multisseriadas, será aplicada a uma amostra. A aplicação e a correção serão feitas pelo INEP. Considera-se apropriado que o professor regente de classe esteja presente à aplicação.

Objetivos da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA):

A Ana tem como principais objetivos:

  • Avaliar o nível de alfabetização dos educandos no 3º ano do ensino fundamental;
  • Produzir indicadores sobre as condições de oferta de ensino;
  • Concorrer para a melhoria da qualidade de ensino e redução das desigualdades, em consonância com as metas e políticas estabelecidas pelas diretrizes da educação nacional.

Dezoito atividades diagnósticas que servirão como suporte no sentido de verificar em que ponto os seus alunos estão e onde você quer que eles cheguem; são diversas atividades muito bem articuladas e elaboradas com base no ANA e no SPAECE. Essas atividades podem ser

trabalhadas em sala de aula de diversas formas, dentre elas podemos destacar: como atividades de reforço e exercícios de fixação; vale a pena conferir e compartilhar com os seus amigos.

Simulados ANA para 2º e 3º ano do Ensino Fundamental

18 atividades diagnósticas que servirão como suporte no sentido de verificar em que ponto os seus alunos estão e onde você quer que eles cheguem; são diversas atividades muito bem articuladas e elaboradas com base no ANA e no SPAECE.

Essas atividades podem ser trabalhadas em sala de aula de diversas formas, dentre elas podemos destacar: como atividades de reforço e exercícios de fixação.

Confira os links a seguir para fazer DOWNLOAD:

Simulados ANA para 2º e 3º ano do Ensino Fundamental para imprimir e baixar