Início Datas Comemorativas MOLDES, ENFEITES, ATIVIDADES, DECORAÇÃO E CULINÁRIA.

MOLDES, ENFEITES, ATIVIDADES, DECORAÇÃO E CULINÁRIA.

246
0
COMPARTILHAR
MOLDES, ENFEITES, ATIVIDADES, DECORAÇÃO E CULINÁRIA.
As festas juninas estão entre os mais prestigiados festejos públicos tradicionais do Brasil. Elas são comemoradas entre nós desde a época colonial e tem suas raízes na mistura das tradições rurais que se formaram no interior do Brasil com o catolicismo popular herdado da Europa.

Relação das festas juninas com o catolicismo popular

As festas juninas levam esse nome, evidentemente, porque são realizadas no mês de junho. Mas qual é o motivo de tais festas serem celebradas justamente nesse mês? A explicação é simples: em junho celebra-se o dia de quatro santos da Igreja Católica: Santo Antônio de Pádua (dia 13), São João Evangelista (dia 24), São Pedro e São Paulo (ambos celebrados no dia 29). Desse modo, as festas realizadas ao longo do mês giram em torno desses santos.

É importante ressaltar também que o imaginário popular referente a esses santos, principalmente a São João, dá a cara e o tom das festas. Por exemplo: um dos elementos principais de uma festa junina é a fogueira. Em torno da fogueira, são feitas simpatias, dança-se, come-se etc. A fogueira é símbolo de São João Batista. Por isso, a ocasião mais precisa para fazer a fogueira é na virada do dia 23 para o dia 24.

MOLDES, ENFEITES, ATIVIDADES, DECORAÇÃO E CULINÁRIA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here