Porque é que a Alfabetização é tão importante?

Porque é que a Alfabetização é tão importante?

A Alfabetização é um direito, uma ferramenta de enriquecimento pessoal e um meio de desenvolvimento humano e social. As oportunidades educacionais dependem da alfabetização.
Porque é que a Alfabetização é tão importante?
A Alfabetização é o cerne básico da educação em geral, preponderante para: erradicar a pobreza; reduzir a mortalidade infantil e estimular o crescimento populacional, conquistando a igualdade para ambos os gêneros e promovendo o desenvolvimento sustentável, no exercício da paz e da democracia plural.

Existem boas razões que explicam porque é que a alfabetização é a essência da educação para todos. Uma boa qualidade de educação básica é fundamental para instruir os seus alunos com aptidões para a vida e para a aprendizagem futura; é sabido que pais alfabetizados são mais propensos a enviar os seus filhos para a escola; as pessoas alfabetizadas reúnem melhores condições para acederem a oportunidades educativas. Por fim, está provado que as sociedades mais alfabetizadas estão mais e melhor preparadas para os desafios futuros.