Simulado de Gêneros Textuais com Gabarito

Confira nesta postagem um Simulado de Gêneros Textuais com Gabarito, pronto para imprimir,  indicado para alunos do 2º ao 5º ano. 

Simulado de Gêneros Textuais com Gabarito

Para baixar confira os links a seguir:


PDF – AQUI
IMAGENS – AQUI

Diferente do Gênero Literário, o Gênero Textual é o nome que se dá às diferentes formas de linguagem empregadas nos textos. Estas formas podem ser mais formais ou mais informais, e até se mesclarem em um mesmo texto, porém este será nomeado com o gênero que prevalecer. São exemplos de gêneros textuais: o romance, o artigo de opinião, o conto e a receita, que são gêneros escritos, ou ainda textos orais como a aula, o debate, a palestra, etc. 

Confira nesta postagem um Simulado de Gêneros Textuais com Gabarito, pronto para imprimir,  indicado para alunos do 2º ao 5º ano.
Os gêneros textuais são a forma como a língua se organiza para se manifestar nas mais diversas situações de comunicação, são a língua em constante uso. Não podemos confundir Gênero Textual com Gênero Literário. Há uma classificação para os gêneros literários, ou seja, textos literários que são classificados segundo a sua forma: gênero lírico, gênero épico, gênero dramático e gênero narrativo … 

Quando falamos em gêneros textuais, não estamos nos detendo nos textos literários, mas sim englobando todos os textos da língua, basta que possuam a capacidade de comunicar algo. Os textos, orais ou escritos, que produzimos para nos comunicar, possuem um conjunto de características, e são estas características que determinarão seu gênero textual. 
Algumas destas características são: o assunto, quem está falando, para quem está falando, sua finalidade, ou se o texto é mais narrativo, instrucional, argumentativo, etc. Enfim, cada gênero textual possui seu próprio estilo e estrutura, possibilitando, assim, que nós o identifiquemos através de suas características.

Confira um Simulado sobre Gêneros Textuais com Gabarito

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12


Gabarito –  Simulado de Gêneros Textuais

13