Início Alfabetização Produção de Texto no Ciclo da Alfabetização

Produção de Texto no Ciclo da Alfabetização

301
0
COMPARTILHAR
Produção de Texto no Ciclo da Alfabetização
“Não se pode separar a aprendizagem da escrita de seu uso. É preciso praticar para aprender e não aprender”.

  1. PRODUÇÃO DE TEXTOS NO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO “Não se pode separar a aprendizagem da escrita de seu uso. É preciso praticar para aprender e não aprender para praticar. Não se aprende a escrita sem utilizá-la.”
  2. Da mesma forma que ler não é sinônimo de decodificar, produzir um texto não é sinônimo de grafá-lo.
  3. Podemos produzir um texto, mesmo sem sermos, necessariamente, o escriba, ou seja, aquele que escreve. Nessa concepção, uma criança pode ser autora de texto, mesmo antes de ter o domínio do código.
  4. Ao produzir um texto, o autor precisa vivenciar um processo que se inicia antes de colocar o texto no papel e que não termina depois de grafá-lo.
  5. E é exatamente esse o processo que precisa ser percebido pela criança, ao produzir o seu texto, considerando: Para que e para quem se está produzindo o texto? O que está produzindo? Que tipo de texto? Como será produzido: Que ideias Como colocá- las em palavras? Como distribuí-las na página?
  6. É preciso pensar em atividades e recursos que possibilitem à criança compreender esse processo. Como desencadear esse processo?
  7. Primeiramente, é preciso considerar que ninguém escreve do “nada”. Produzir é apropriar-se da língua escrita como objeto sócio-cultural, é apropriar-se de aspectos presentes nas práticas sociais da escrita. É interagir com os diversos gêneros textuais em situações reais.
  8. É perceber que para cada objetivo, para cada propósito, produz-se uma forma diferente de discurso.
  9. É fundamental que as crianças convivam com bons modelos textuais. São esses modelos que servirão de parâmetros para elas produzirem seus textos.
  10. No processo de interação com os textos reais o aluno vai construindo habilidades e estratégias para a produção de textos. É um movimento que vai da apreciação e reprodução de textos à autoria, passando pelo exercício de co-autoria, tendo o professor como mediador do processo.
  11. cópia contextualizada 1- Reprodução de textos: cópia contextualizada cópia contextualizada Encaixam-se nessa proposta, as atividades de cópia contextualizada. Excelente oportunidade de interagir com modelos textuais diferentes e se apropriarem de cópias de características próprias de cada gênero textual. Algumas propostas de intervenção no processo de produção de textos. (…) Material completo no que segue na descrição.

Produção de Textos no Ciclo da Alfabetização SLIDE COMPLETO:
Confira: CLIQUE AQUI ←

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here