Festas juninas

KIT DE ATIVIDADES FESTA JUNINA – (CLIQUE AQUI PARA CONHECER)

Festas juninas
As festas juninas estão entre os mais prestigiados festejos públicos tradicionais do Brasil. Elas são comemoradas entre nós desde a época colonial e tem suas raízes na mistura das tradições rurais que se formaram no interior do Brasil com o catolicismo popular herdado da Europa.
Veja Mais:

Relação das festas juninas com o catolicismo popular

As festas juninas levam esse nome, evidentemente, porque são realizadas no mês de junho. Mas qual é o motivo de tais festas serem celebradas justamente nesse mês? A explicação é simples: em junho celebra-se o dia de quatro santos da Igreja Católica: Santo Antônio de Pádua (dia 13), São João Evangelista (dia 24), São Pedro e São Paulo (ambos celebrados no dia 29). Desse modo, as festas realizadas ao longo do mês giram em torno desses santos.
É importante ressaltar também que o imaginário popular referente a esses santos, principalmente a São João, dá a cara e o tom das festas. Por exemplo: um dos elementos principais de uma festa junina é a fogueira. Em torno da fogueira, são feitas simpatias, dança-se, come-se etc. A fogueira é símbolo de São João Batista. Por isso, a ocasião mais precisa para fazer a fogueira é na virada do dia 23 para o dia 24.


Relação das festas juninas com as tradições rurais brasileiras

As festas juninas formaram-se também no seio das tradições populares rurais, como a tradição caipira do Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, a tradição do interior do Nordeste (inclui elementos como o maracatu rural, que também faz parte do Carnaval), as tradições amazônicas, entre outras.
Por serem festas de caráter rural, as comidas típicas feitas à base de alimentos cultivados nas regiões do interior também são elementos importantes. É o caso dos pratos compostos à base de amendoim, como paçoca e pé de moleque, ou à base de milho, como pamonhacanjicabolo de milhoangu etc. Há ainda aqueles que preferem o milho-verde assado na fogueira.
As comidas típicas são outro elemento bastante importante das festas juninas
As comidas típicas são outro elemento bastante importante das festas juninas
Faz parte também das festas juninas, com destaque fundamental, o cenário adornado com bandeirolas coloridas, os trajes típicos do interior e a famosa dança da quadrilha. A quadrilha tem origem francesa e foi introduzida no Brasil na época da vinda da Família Real Portuguesa, no início do século XIX. É interessante notar algumas expressões aportuguesadas do francês das cantigas de quadrilha, como “anarriê”, “alevantú” e “balancê”.
Outros elementos que se destacam nas festas juninas são explosivos à base de pólvora, como traquesbombinhasestalinhos e jorrões.

KIT DE ATIVIDADES FESTA JUNINA – (CLIQUE AQUI PARA CONHECER)