Dia das Mães, Notícias, Sem categoria

Escolas em todo o mundo estão cancelando os eventos dos Dias das Mães e dos Pais em um esforço para celebrar a diversidade e inclusividade após incidentes traumáticos envolvendo seus alunos.


Escolas em todo o mundo estão cancelando os eventos dos Dias das Mães e dos Pais em um esforço para celebrar a diversidade e inclusividade após incidentes traumáticos envolvendo seus alunos.
Escolas em todo o mundo estão cancelando os eventos dos Dias das Mães e dos Pais em um esforço para celebrar a diversidade e inclusividade após incidentes traumáticos envolvendo seus alunos.

A equipe da Escola Primária Albert McMahon, em Colúmbia Britânica no Canadá, enviou uma carta aos pais de seus alunos, indicando o cancelamento de eventos relacionados aos feriados. A carta diz:

Em um esforço para celebrar a diversidade, inclusividade e também nutrir nossos alunos que fazem parte de famílias não-tradicionais, temos decidido incentivar as celebrações em casa. Devido a isso, as crianças não vão fazer presentes na escola para dar no Dia das Mães e Dia dos Pais. Nós sentimos que cada família sabe a melhor maneira de comemorar.

O diretor Angus Wilson confirmou que a carta foi enviada aos pais, mas ele observou que o cancelamento veio com uma razão válida. “O raciocínio não era acabar ou algum plano político”, disse Wilson. “Em vez disso, houve um recente trauma envolvendo um aluno e seus pais. Como resultado, as salas de aula estão optando por não celebrar”, acrescentou Wilson.
Escolas em todo o mundo estão cancelando os eventos dos Dias das Mães e dos Pais em um esforço para celebrar a diversidade e inclusividade após incidentes traumáticos envolvendo seus alunos. Uma escola primária na Australia se recusou a comemorar o “Dia das Mães” em um esforço para ser “inclusiva”. A Moonee Ponds West Primary School, em Melbourne, chocou os pais, quando anunciou em um boletim informativo da escola que “não iria celebrar o Dia das Mães” em 2017. “Este ano não estaremos realizando uma parada para o Dia das Mães em Moonee Ponds West”, disse o diretor Jeff Lyon. “Acredito que celebrar o Dia Internacional das Famílias é uma forma mais inclusiva de celebrar a riqueza, diversidade e complexidade de viver e amar como uma família no mundo moderno”. 
As escolas nos EUA também estão se adaptando às famílias em mudança. Hoje, mais da metade de todas as crianças americanas não vivem nas chamadas famílias nucleares de dois pais tradicionais, quase 500 mil crianças americanas vivem em um lar de acolhimento a qualquer momento e aproximadamente um milhão de crianças nos Estados Unidos vivem com pais adotivos. Estimativas de crianças de pais gays, lésbicas e bissexuais nos Estados Unidos variam de 6 a 10 milhões de acordo com COLAGE (Crianças de Lésbicas e Gays Everywhere). Alguns especialistas acreditam que para essas crianças, acabar com as celebrações do Dia da Mães e do Pais na escola pode ser um passo na direção certa.
No Brasil, para evitar situações tristes ou constrangedoras, muitas escolas substituem o Dia das Mães e dos Pais pelo Dia da Família. Trazer a família para a escola nessa data é também uma forma de fazer uma reflexão sobre essas mudanças. Assim podemos dizer que muitas escolas já começaram a mudança, mas não todas. No entanto, já existe o consenso que o dia deve destacar a importância de todos os “pais” e cuidadores da criança.   

Com informações – Contratando Professores


36 Comments

  1. Acho incrível e uma afronta as outras diversidades de família ter mãe e pai para honrar agora não pode mais, pois estaria ofendendo ou traumatizando outras crianças e famílias, que não tem.
    Engraçado, você já pensou o que traumatizada as crianças é justamente a falta de ter o papel da mãe e do pai em sua vida.Tirar o dia das mães e dos pais não vai preencher o “buraco e o estrago que os novos modelos de família tem causado nesta geração”

    1. Na verdade é traumático para uma criança que vive em orfanato ver seus colegas e as mamães e papais vindo na escola para comemorar com os filhos e vc sendo um órfão. Sou professor e sei do que estou falando. Eu acho muito adequado isso. Ninguém vai tirar o dia dos pais ou das mães como disse, apenas não vai se comemorar na escola.

      1. “apenas não vai se comemorar na escola* [*no lugar de maior socialização da infancia] .” olha amigo eu sou orfão de pai, e te digo com toda confiança que isso só vai servir pra chatear as crianças que tem pai e mãe e impedir que a criança orfã tenha um momento de reflexão e talvez até de apoio*, não vai mudar nada na vida delas, por que o trauma que você viu como professor é só a ponta do iceberg, esse trauma é muito pior e diario. *quando eu era criança no dia dos pais teve um evento com um fotografo, como qualquer criança, eu fiquei triste e chorei, o resultado é que eu ganhei aquela foto de presente com uma mensagem diferente da de todo mundo, foi traumático mas eu recebi apoio, e mesmo que não tivesse eu ainda teria como qualquer pessoa que superar a falta do meu pai

      2. Verdade Ricardo, e outra, a maioria das pessoas que é contra isso, não tá nem ai pra criança e sim pra si mesmo…”a mais eu queria tanto ir na festinha mostrar q sou mãe, que sou pai”, faz isso em casa, as outras crianças q não tem pais/mães não merecem sofrer só para que os outros tenham seus egos inflados

    2. Concordo plenamente! As situações estão sendo impostas de uma forma muito complicada! Estão dando ênfase em famílias não nucleares esquecendo que as famílias tradicionais merecem sim aplausos e comemorações!

  2. Se a idéia é: todos são iguais. Por que estão tirando o direito das mães comemorarem com seus filhos??? Ser Mãe não tem mais valor??? E que espécie de homem gera filho???? Os homossexuais também devem valorizar as MÃES, pois nasceram de UMA, e para adotarem seus filhos precisaram que uma MULHER gerasse..

    1. Oh gentinha, não sabem ler e deixam a burrice falar mais alto, A noticia fala que não se comemora na ESCOLA, em casa cada família faz como quer, ninguém está a proibir ninguém de comemorar o dia da mãe ou do pai, mas imagine, uma criança que perdeu a mãe ou o pai, imagine o que é para aquela criança ver os amiguinhos a fazerem uma lembrança para os respectivos pais e ele não ter para quem fazer, e sim há a situação dos homossexuais (que você tanto quis frisar sem se lembrar de mais nenhuma situação), o problema está na mente fechada da sociedade, porque se ninguém julgasse e apontasse o dedo, as crianças com dois pais ou duas mães não se sentiriam mal, mas há sempre quem goste de descriminar o que para eles não é normal.

      1. Mente fechada da sociedade, pensamentos medievais e por aí vão as denominações. Que vergonha do rumo que esta sociedade se dirige. O grotesco torna-se a referencia, e com isso vamos perdendo cada vez mais nossa identidade como seres humanos normais. Vcs não tem ideia do mal que estão defendendo. Não fazem ideia da mente doentia que tem. Querem direitos passando por cima dos direitos que todo cidadão de bem sempre teve. Querem direitos detonando o tipo de família que foi o alicerce de muitas nações. Hoje, tudo está ruindo, tudo esta sendo destruído por vcs, ou acham q moralmente estamos evoluindo? Vcs são loucos, me dão nojo. Pensem o que quiserem, mas nunca viverão para sempre e um dia terão de prestar contas a um Deus, esse mesmo Deus q vcs estão pouco se lixando, q não dão a mínima. Por diversidade da putaria, vcs aceitam derrubar tudo e usam o vitimismo como forma de discriminação. O mal sempre terá de ser combatido,.

  3. Sou contra acabar com a comemoração do dia das mães e dos pães em detrimento a um grupo, o correto seria então criar uma terceira data, como o dia da família. Os psicólogos falam tanto de as crianças não saberem lidar com frustações, e diferenças que na vida adulta se deprimem e blá, blá, bla, devemos então mostrar essas diferenças e trabalhar elas, não quer igualar todo mundo, assim o mundo continua injusto do mesmo jeito primcipalmente a maioria que a família tradicional.

    1. Que tal pensar um pouco no que as crianças que não tem pai ou mãe sentem nessas datas? Que tal ensinar seus filhos a ter compaixão? Quem será que sofre mais, a criança que vê as outras comemorando com seu pai ou sua mãe enquanto ela não tem ou a criança que vai deixar de comemorar uma data na escola que ela pode comemorar em casa?

  4. Bah… quanta gente sem empatia. Criança que perdeu o pai ou a mãe deve ficar arrasada nesses dias. Mas não, o que importa é que EU possa continuar comemorando. Danem -se as crianças, elas que aprendam a lidar com o fato de não ter pai ou mãe longe de mim! Nojo de gente que só pensa no próprio umbigo.

    1. Clarice
      Você levou em consideração as crianção que espera fazer uma lembrança com a própria mãos na escola para dar pra sua mãe.
      Você acha que ela não vai também triste ou você só esta pendo também no seu ponto de vista?

  5. Olha, tenho um filho de 8 anos que perdeu o pai a 20 dia, éramos uma família estruturada, dita “normal” como muito fazem questão de frisar. Agora eu pergunto, como vai ser prá uma criança de 8 anos ver seus coleguinhas fazendo presentes para os pais, e ele, vai levar aonde o presente? Acho que falta muita empatia por parte de muitos, tentem imaginar se fosse o filho de vcs…

  6. Acredito que estamos em um momento de resgate das famílias sejam elas ditas “tradicionais “ou não devemos sim comemorar todas as datas precisamos parar de poupar as crianças de fatos naturais da vida para que cresçam adultos que saibam lidar com frustrações e não seja um adolescente suicida ou coitadinhos.
    Precisamos ter adultos confiantes donos de si e responsáveis para que o ciclo da vida e de um mundo melhor aconteça.Cabe as escolas serem sensíveis e responsáveis para lidar com essas situações de forma natural.

  7. Porque essas escolas nao ficam somente com a criaçao da familia (homem com homem) e (mulher com mulher)… esses crianças nao cairam do céu ou mesmo veio de uma ceconha…. esses filhos que geram mensalidades sao fruto de um (macho e uma femea)… isso mesmo. Essa merda de aceitar esses coisas.

  8. Nunca pensei que um dia eu ouviria tamanho abisurdo. Como assim nao existir mais dia das Mães… como assim nao existisr mais dia dos Pais! Me explica: como vocês foram concebidos?? Voces são fruto de uma junção gay?? Pelo amor a quem te gerou e te carregou no VENTRE , humanidade está cada vez mais doente. O mundo já pode acabar.

  9. Vão se acabando com as velhas tradições,,E A IMPORTANCIA DOS PAIS,acho os adultos mais traumatizados que ás crianças,pra elas , qualquer pessoa que cria e dar carinho e amor é um pai e uma mãe ,isso,que deve ser infatisado, elas são só crianças quando crescerem saberão a diferença, ás escolas deveriam ensinar , e mais amor a elas ,a aceitação,não importa quem ,ensinar que as diferenças, podem ser aceita, o ódio e a violência é que não , elas são inteligentes, meigas e inocentes, e ávidas a aprender o que é ensinado, o amor tem que ser o principal!

  10. Concordo plenamente. Essa mudança não vai desqualificar uma família dita como normal. Não vai infligir nenhuma regra tradicional de família e muito menos desqualificar a família moral e cristã.Vai valorizar as verdadeiras pessoas que estão ao lado dos filhos, pois, por certo boa parte de pais e mães trabalham fora para prover a vida em família,e por consequência o os filhos de muitos ficam com avós,tias e irmãos mais velhos. Portanto a família. Essa sim tem que ser valorizada. Como professora já vi em duas assim país que não foram pq não podiam faltar ao trabalho, mães que depois da homenagem chegavam em casa e jogava o que ganhou no lixo na frente do filho, gente que mundo e esse?
    Vivem falando sobre moral cristã. Boa conduta, já vi alunos chegarem na escola chorando pq os pais estão se separando e eles próprios se sentindo culpados. Absurdo !!
    Não existe um concreto conceito de família. Nunca existiu. O que de fato existe, se atentem não estou generalizando, pois. “Existem pais e mães que são o máximo em todos os quesitos, porém, raros hoje em dia”, são pessoas que no dia dia das crianças chegam do trabalho cansados com mais trabalho pra fazer em casa e não dão a mínima para os filhos, quer frustração maior ?
    Depois vão as festas traves todos de pais e mães perfeitos. Nada é perfeito nesse mundo. Nessa era que vivemos hoje. Vocês são um tablet para seus filhos calarem a boca e depois vem com indignação com tal mudança. Querem homenagem sejam vocês as homenagens para seus filhos. Sejam o presente pra eles e presente na vida deles. Para eles não virem até nos professores irritados, cansados e sem motivação pra aulas ou para uma simples brincadeira em sala. Mudou sim é vai continuar mudando. Faz parte do ciclo. E vocês tem a dura realidade de frustrar seus filhos é o que faz parte da educação deles. Ninguém aqui e burro ou idiota. Apenas tem pontos de vista diferentes o que é natural. Mas sejam realistas por favor. Abram suas mentes. Tolerância é a base de tudo para uma boa convivência entre comunidade escola família.
    Obrigada.

  11. Eu concordo … sou mãe e pai de meus filhos , perderam o pai à 9 anos e sempre foi traumatico esse assunto no colégio… só quem vive essa situação pra poder opinar .. prefiro que deixem essa comemoração pra casa e assim saberão comemorar de uma forma menos dolorida pra criança !!!!

  12. Interessante é ninguém ter pensado antes nos órfãos, nos filhos de presidiários, nos filhos abandonados pelos pais, esses não sofriam? Não eram importantes?

    1. Pois é né Djanira. Os órfãos e todos aqueles que não podiam contar com a presença dos pais não sofriam e nem sofrem. Só sofrem os filhos de pais gays. Muito oportuno o seu comentário parabéns.

  13. Quando é que vão começar a defender o direito da maioria? Dia das mães, dias dos pais, dia dos namorados, dia disso, dia daquilo foram criados apenas para fins comerciais. Se querem mesmo igualdades que se acabe com tudo isso e usem as escolas apenas para o fim a que se destina, ensinar matérias escolares. Se fizessem isso o mundo já estaria bem melhor.

  14. Quem tem pai e mãe vivos é fácil dizer que é errado porque não sabem o que uma criança sente ao ter que fazer um presente para a mãe ou o pai que já morreu.. ou filho de mãe solteira que não conta quem é o pai… o texto tinha que se referir também a esse tipo de situação que é causadora de muito preconceito e traumas para crianças e adolescentes.

  15. As crianças que possuem mãe e pai, também tem seus traumas. O trauma do órfão não é não poder comemorar o dia das mães, é ter perdido a sua. Não se pode querer inserir uma ideologia na sociedade com uma dissimulação dessa natureza. Há vários motivos para traumas infantis. Não se pode resolver o trauma do órfão, constrangendo o que possui mãe. Os órfãos precisam de apoio psicológico, isso sim, para entender que o sol não se tapa com peneira, aprender a ser forte, a superar as perdas, a seguir em frente. Afinal, o que se quer, o que se prega??? debilidade emocional crônica, fragilidade de caráter, aprendendo a satisfazer suas carências, privando também os outros daquilo que se perdeu ou que não se pode ter??? Vivemos dias difíceis.
    No meu ponto de vista, passo a passo vai se extinguindo o valor afetivo especial dado as mães. Será que estava tudo errado até aqui??? Jesus teve sua mãe. Que homem poderia te-la substituído à altura??? Essa é também uma reflexão que os cristãos precisam fazer.

  16. Como pode ser um passo na direção certa ?… Direção certa é respeitar os princípios que são os valores da humanidade ! Eu sei que nem tudo é perfeito neste mundo ,mas devemos esforçar -mo -nos por ter uma sociedade melhor ,sim porque as crianças são a célula da sociedade e os pais tem que colaborarem para que elas sejam felizes para que tínhamos um mundo melhor . Mas não é isso que está a acontecer O mundo está podre e virado do avesso , o que está certo , está errado ,e o que está errado queremos que esteja certo!…. claro que as crianças é que pagam pelas asneiras dos adultos .E quanto as crianças órfãs, o´dia do pai ou da mãe faz parte das suas memórias , e aprenderem que estamos neste mundo de passagem e que não vivemos aqui para sempre . FAZ PARTE DA VIDA.

  17. Em breve será proibido sorrir. Seu sorriso cheio de dentes branquinhos e bem tratados pode ofender a quem os tem podres ou já não os tem. Pense nisto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *