Artigos Educacionais, Dicas, Dicas para Educadores, Sem categoria

Competências e Habilidades para serem desenvolvidas na Educação Infantil


Competências e Habilidades para serem desenvolvidas na Educação Infantil

Competências e Habilidades para serem desenvolvidas na Educação Infantil

  • ARTES VISUAIS:
– Valorizar as suas próprias produções e das outras crianças e da produção de arte em geral.
– Explorar das possibilidades oferecidas pelos diversos materiais para o fazer artístico.
– Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.
– Coordenar vários segmentos motores como recortar, colar, encaixar, pintar, desenhar, alinhavar, amassar, abrir e fechar, amarrar e desamarrar e outros;

  • IDENTIDADE E AUTONOMIA:
– Ter uma imagem positiva de si ampliando sua autoconfiança, identificando cada vez mais suas limitações e possibilidades;
– Identificar algumas singularidades próprias e das pessoas com as quais convive no seu cotidiano em situações de interação.
– Participar em situações de brincadeira nas quais as crianças escolham os parceiros, objetos, os temas, o espaço e os personagens.
– Participar na realização de pequenas tarefas do cotidiano que envolva ações de cooperação, solidariedade e ajuda na relação com os outros.
– Expressar e manifestar o controle progressivo de suas necessidades, desejos e sentimentos em situações cotidianas.
– Interessar-se progressivamente pelo cuidado com o próprio corpo, executando ações simples relacionadas a saúde e higiene;
– Identificar e enfrentar situações de conflitos, utilizando seus recursos pessoais, respeitando as outras crianças e adultos e exigindo reciprocidade;
– Valorizar ações de cooperação e solidariedade, desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração e compartilhando suas vivências;
– Participar de situações que envolvam a combinação de algumas regras de convivência em grupo e aquelas referentes ao uso dos materiais e do espaço.
  • LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
– Fazer uso da linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos, e relatar suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano;
– Conhecer e participar em jogos verbais, como parlendas, poemas e canções.
– Expressar idéias através do desenho.
– Observar e manusear e familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de livros, revistas e outros gêneros textuais;
– Apreciar, participar e reproduzir a leitura feita pelo professor;
– Reconhecer o seu nome escrito, sabendo aplicá-lo nas diversas situações do cotidiano.
– Participar de situações que envolvam a necessidade da expressão oral argumentando suas idéias e pontos de vista.
  • MATEMÁTICA:
– Utilizar da contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconhecem sua necessidade.
– Construir as primeiras idéias sobre quantidade.
– Utilizar de noções simples de calculo mental como ferramenta para resolver problemas.
– Explorar e identificar propriedades geométricas de objetos e figuras, como formas, tipos de contornos, faces etc…
– Reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas, as contagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano.
– Ter confiança em suas próprias estratégias e na sua capacidade para lidar com situações matemáticas novas utilizando seus conhecimentos prévios.
– Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se como integrante, dependente e agente transformador e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação.
  • MOVIMENTO:
– Perceber as estruturas rítmicas para expressarem-se corporalmente por meio da dança, brincadeiras e de outros movimentos.
– Participar em brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, movimentar-se, dançar etc. para ampliar gradualmente conhecimento e controle sobre o corpo e o movimento.
– Valorizar as suas conquistas corporais.
– Utilizar recursos de deslocamento e das habilidades de força, velocidade, resistência e flexibilidade nos jogos e brincadeiras dos quais participa.
– Controlar gradualmente o próprio movimento, aperfeiçoando seus recursos de deslocamento e ajustando suas habilidades motoras para utilização em jogos, brincadeiras, danças e demais situações.
– Utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc., para ampliar suas possibilidades de manuseio dos diferentes materiais e objetos.
– Apropriar-se progressivamente da imagem global de seu corpo, conhecendo e identificando seus segmentos, elementos e desenvolvendo cada vez mais uma atitude de interesse e cuidado com o seu corpo.
  • MÚSICA:
– Participar em jogos e brincadeiras que envolvam dança e/ ou a improvisação musical.
– Desenvolver a memória musical.
– Escutar e apreciar obras musicais de diversos gêneros.
– Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento de mundo.
– Perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos por meio de improvisações, composições e interpretações musicais.
  • NATUREZA E SOCIEDADE:
– Participar em atividades que envolvam brincadeiras e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outras.
– Identificar alguns papéis sociais existentes em seus grupos de convívio, dentro e fora da instituição.
– Valorizar atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente.
– Cuidar dos objetos do cotidiano, relacionados à segurança e prevenção de acidentes e sua conservação.
– Perceber os cuidados com o corpo, com a prevenção de acidentes e com a saúde de forma em geral.
– Valorizar atitudes relacionadas à saúde e ao bem-estar individual e coletivo.
– Estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico do seu grupo social e de outros grupos;
– Estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies para a qualidade de vida humana.
– Ampliar o conhecimento de mundo, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio, e entrando em contato com formas diversas de expressão artística.
Fonte: Colégio Vitória Régia


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *