A importância da Coordenação Pedagógica

A importância da Coordenação Pedagógica

A importância da Coordenação Pedagógica

O objetivo principal do trabalho do coordenador pedagógico é acompanhar o projeto político pedagógico da escola, coordenando o planejamento com a finalidade de qualificar as ações do grupo docente para que sejam coerentes com o que se propõe no PPP. Para que isso se efetive é necessário colaborar no estabelecimento de relações entre as pessoas que fazem parte dos grupos que atuam no fazer pedagógico, proporcionando a reflexão das ações realizadas e reconstruindo-as quando necessário.
É também fator fundamental para o sucesso na realização da proposta incentivar a formação continuada dos professores, a fim de que tenham referências para estruturar suas práticas e embasamento para refletir sobre suas ações. O trabalho do coordenador com os educadores sempre será baseado na reflexão das ações realizadas com os alunos, garantindo a continuidade e realização das boas ideias, revendo estratégias que possibilitem a melhoria de práticas que não atingem bons resultados.

Ao coordenador cabe também acompanhar as ações dos professores (planejamento, desenvolvimento das atividades), sempre buscando auxiliar no processo de ensino aprendizagem dos educandos. Atuando como alguém confiável a quem os educadores podem recorrer como  apoio às suas dificuldades do dia-a-dia em sala de aula, com alunos, metodologias, avaliação…
A ideia central é a de complementar e suplementar a ação do professor, e não a de substituir ou alienar o trabalho do docente ou simplesmente fiscalizar. De forma que ambos construam juntos formas e estratégias de trabalho, com a participação do educando, jamais sendo o coordenador um “mentor” e o professor um mero executor.
Tratando-se de uma escola especial, onde trabalhamos diariamente com diferentes educandos, com deficiências e necessidades variadas, a busca por estratégias e metodologias diferenciadas é constante. A maioria de nossos educandos apresenta especificidades que requerem de nossos educadores uma criatividade e uma reflexão muito séria acerca do que se propõe para eles. Sendo que a coordenação pedagógica se faz necessária em apoio a estas dificuldades.
O Trabalho do coordenador deve visar sempre o auxílio na relação entre escola e família, pois sabemos que ambas precisam trabalhar em parceria na formação dos sujeitos. Sendo muito importante a confiança mútua e o trabalho em conjunto entre escola e família.
Em apoio à direção escolar, o papel do coordenador é manter atualizados o Plano Político Pedagógico, Planos de Estudos e Regimento Escolar, propondo espaços e meios de reconstruí-los, junto a equipe docente quando necessário, bem como auxiliar nas demandas que se apresenta, diariamente no que se refere à professores, educandos e família.
Gostaria de finalizar, salientando de que a figura do coordenador pedagógico, vem de encontro a necessidade da escola e que, com este espaço conquistado poderemos melhorar a nossa estrutura de trabalho a fim de qualificar o processo  de ensino-aprendizagem na nossa escola.
Fonte: panambi.apaebrasil.org.br
Por: Professora Alexandra de Moura