Como melhorar suas aulas? Veja 8 dicas

Como melhorar suas aulas? Veja 8 dicas
Como melhorar suas aulas? Veja 8 dicas
Todo início de carreira é marcado por novas conquistas e aprendizados,para que o profissional se destaque cada vez mais no ramo. No caso dos professores, as primeiras aulas são as mais difíceis, já que a pessoa precisa aprender qual a melhor postura e estratégia para transmitir o conhecimento.
Em todo caso, a “luta” é constante, e muito desvalorizada. É necessário entender como funciona a lógica de lecionar, além de criar um relacionamento com os alunos, que só acontecerá com o passar do ano letivo.

 

Sabendo disso nós do Só Escola, selecionamos algumas dicas para te ajudar a aprimorar suas aulas:

Professor: 8 dicas para melhorar suas aulas

Veja mais:
1- Planeje as aulas com antecedência 
Antes de expor o conteúdo para os alunos, é muito importante que você invista um tempo para se preparar. Escolha o assunto que será tratado e crie uma linha de raciocínio condizente com a faixa etária dos alunos. Além disso, é interessante buscar materiais extracurriculares, como vídeos ou indicações de livros e filmes, a fim de aumentar a dinamicidade da aula. Quando você está bem preparado para a aula, os estudantes tendem a aprender mais.
2- Tenha uma postura colaborativa 

 

Mesmo que a rotina seja corrida, tente conversar com os outros professores da instituição de ensino para que vocês troquem informações sobre as melhores estratégias para ministrar as aulas. Essa conversa pode potencializar consideravelmente seu rendimento em sala de aula, implicando a melhora da compreensão dos alunos também.

 

3- Fale naturalmente 

 

Embora os estudantes costumem se interessar por materiais de apoio às aulas, entenda que você não pode utilizá-los diretamente. Por isso, não passe a aula toda lendo uma apresentação de Power Point ou um texto específico, porque os estudantes tendem a ficar entediados.

 

4- Imponha-se 

 

Adquira uma postura que reforce sua posição. Em primeiro lugar, aja com os alunos da maneira que espera que eles ajam com você, assim vocês terão uma boa relação.

 

5- Preocupe-se com a linguagem 

 

A ideia é que o professor faça com os estudantes entendam os conceitos expostos em aula, muitas vezes complexos demais para que compreendam sozinhos. Por isso, invista no uso de uma linguagem que será compreendida, simplificando as questões centrais dos assuntos. O que importa é que aconteça uma comunicação de fato e que o rendimento da sala melhore.

 

6- Selecione bem o que irá expor 

 

Além de se preparar, você deve ficar atento para não começar a falar sobre assuntos que fujam da linha que havia se proposto a trabalhar durante a aula. Quando o professor foge demais do tema, os alunos costumam a fazer o mesmo, e o processo para retomar a concentração pode ser difícil.

 

7- Mostre-se confortável 

 

Os estudantes precisam confiar em você e uma das formas de conseguir isso é deixando claro que você se sente a vontade com o cargo que ocupa. Os docentes mais queridos costumam ser aqueles que demonstram a paixão que sentem por lecionar.

 

8- Controle o ritmo da fala 

 

Tome cuidado para não falar rápido demais, porque essa atitude costuma fazer com os estudantes percam a linha de raciocínio. Assim, exponha os conteúdos em um ritmo médio, dando ênfase para os pontos mais pertinentes de cada aula.
E ai gostou? Não deixe de compartilhar com seus amigos.
Com Informações: Universia Brasil