Início Bullying Como lidar com Bullying nas escolas?

Como lidar com Bullying nas escolas?

35
0
COMPARTILHAR
O Bullying é um assunto que está muito em alta atualmente, principalmente depois de uma série lançada por uma empresa de streaming online (Netflix).
Porém é importante entender que o bullying é algo que acontece não só no ambiente escolar, mas também acontece no trabalho, em empresas, na rua e muitos outros lugares.
O Bullying não é um problema que deve ser ignorado e que “passa” depois de um tempo.
E todo tipo de bullying é prejudicial e é importante lidarmos com ele.
Pensando nisso separamos algumas dicas que podem ajudar na hora de lidar com esse grave problema.

Como lidar com o Bullying praticado contra você?

O Bullying não é um problema que deve ser ignorado e que “passa” depois de um tempo. Muita gente acaba sofrendo danos psicológicos por muito tempo devido a insultos durante a vida escolar.
Para diminuir esse problema, existem algumas opções:

1 – Não dê atenção

Os bullies nada mais querem do que atenção. São geralmente pessoas com algum tipo de problema e que precisam descontar isso em outras pessoas.
Se você ignorar as ações desse tipo de gente, provavelmente eles irão parar afinal você não está dando a atenção que eles querem.
Lembra quando seus pais falam que se você não ficar nervoso com um apelido ele nunca vai “pegar”.
O princípio é o mesmo. Não ligue para a pessoa que está praticando o bullying e ele irá parar de te atormentar.

2 – Fale com autoridades responsáveis

Mesmo ao ignorar, fale com os seus professores/coordenadores/diretores sobre a situação.
Também é bom falar com os seus pais sobre a situação. Muitas vezes professores e outras autoridades não podem fazer nada por uma série de fatores. Seus pais podem ajudar.
A comunicação é o primeiro passo para acabar com o problema. É crucial que você nunca deixe de comunicar o que está acontecendo já nos primeiros dias de incidente.
Guardar tudo para você irá apenas piorar a situação. Sempre fale com alguém sobre isso, de preferência alguém mais velho.

3 – Tente acabar com o ciclo do bullying

Caso você esteja sofrendo bullying tente o seu melhor para não se rebaixar ao nível dos bullies. Nunca faça com os outros o que você não quer que aconteça com você.
Se você não gosta de bullying, nunca insulte ou faça piadas sobre outras pessoas. Caso você faça, você está apenas aumentando um ciclo de violência e pior ainda, estará perdendo a sua razão de reclamar dos insultos que sofre.
Seja a diferença que você quer ver no mundo. Combata a ignorância e a maldade com gentileza.

4 – Nunca permita contato físico

Os bullies querem atenção. Mas as vezes eles podem não querer apenas isso. Existem bullies que querem fazer as pessoas tristes, que querem fazer elas chorarem e sempre aumentando o tipo de bullying para conseguirem isso.
Algo importante (e que ninguém irá te falar) é a importância de nunca deixar que alguém te agrida fisicamente.
Se você for agredido fisicamente e não fazer nada, a situação irá apenas escalar. Um puxão de cabelo sem punição virará um empurrão, que virará um soco, que pode virar um ferimento grave.

Como professores e educadores podem lidar com o bullying nas escolas

Lidar com o bullying não deve ser uma coisa que apenas quem sofre deve fazer. É importante que professores e educadores saibam analisar o perfil dos estudantes e entender quais sofrem e quais praticam esse ato.
Identificando esses perfis deve-se ter um trabalho com esses alunos para que eles aprendam com os erros, também é importante realizar palestras, aulas e uma conscientização geral para que esse problema seja erradicado das escolas.
Até mesmo conversar com os pais ou indicar ajuda psicológica para os alunos pode ser uma excelente opção para ajudar a acabar com esse problema cultural.
_________________

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here