10 Dicas para Professores

10 Dicas para Professores: Ser novato em qualquer profissão é um desafio ainda mais na área de educação.

10 Dicas para Professores: Ser novato em qualquer profissão é um desafio ainda mais na área de educação. Ser professor requer uma série de habilidades, mais até do que o próprio domínio do conteúdo pedagógico. No entanto, a maioria desses atributos é adquirida apenas no decorrer do ano letivo, ao entrar em contato com os alunos.
Apesar disso, é possível se preparar para o que está por vir seguindo algumas dicas que a Universia Brasil preparou para te ajudar nessa nova etapa da sua vida profissional. Veja!

10 Dicas para Professores

Tire suas dúvidas Lembre-se que você está iniciando na profissão e tem muito que aprender. Não seja tímido, pergunte e peça ajuda aos outros professores sempre que tiver dificuldade.

10 Dicas para Professores
Fonte: Shutterstock
Mantenha a ética
Não quebre a confidencialidade de seus alunos falando sobre seu desempenho com outros professores. Também procure evitar se envolver em intrigas e problemas disciplinares.
Aceite críticas construtivas No início é comum cometer alguns enganos, justamente pela falta de experiência. Veja as críticas construtivas e sugestões como uma forma de se aprimorar, não como reprovação ou punição.
Colabore com a equipe Colabore com os outros professores, ofereça ajuda sempre que possível. Manter um uma boa relação com os colegas é uma forma de facilitar o trabalho e, também, de fazer novas amizades.
Aprenda a se organizar
Professores precisam de muito planejamento para lidar com tantas provas, documentos e burocracia. Use ferramentas digitais como o Google Docs para facilitar seu dia a dia.
Demonstre iniciativa
Coloque suas ideias em prática! Use sua criatividade para fazer com que as aulas sejam mais interessantes e dinâmicas.
Entenda o contexto familiar dos alunos
Procure conhecer os pais ou responsáveis de seus alunos para manter uma porta aberta ao diálogo. A união entre a família e a escola é o melhor caminho para identificar as dificuldades pessoais do aluno e buscar soluções que refletirão no desempenho escolar.
Seja compreensivo
Entenda que nem todos os alunos têm o mesmo ritmo e procure respeitar o tempo de cada um, sem prejudicar o andamento da turma. Trate cada caso com sua devida medida: ofereça desafios para aqueles que estiverem adiantados, mas também dê atenção especial para quem tiver dificuldades.
Seja amigo de seus alunos
Procure quebrar barreiras e interagir com seus alunos o máximo possível. Criar uma relação de companheirismo e respeito com os estudantes no ambiente escolar faz com que as aulas também corram melhor.
Mantenha um registro de atividades
Esse é um ótimo recurso para analisar seu progresso ao longo do tempo, além de permitir acesso fácil às informações que podem ser úteis.
Construa lembranças afetivas Guarde fotos, cartões e recados que te tragam memórias boas. São essas coisas que o farão se sentir melhor em momentos difíceis, no futuro.