Ensinando a história da Páscoa – Ensino Infantil e Fundamental

Ensinando a história da Páscoa – Ensino Infantil e Fundamental
Ensinando a história da Páscoa – Ensino Infantil e Fundamental
Como fazemos parte de um país considerado cristão, acredito que saibam que Páscoa é a Ressurreição de Cristo e, ainda suponho, que recordemos sempre a Primeira Páscoa. Até mesmo porque quando ensinamos nossas crianças, nos preocupamos com que aprendam o porquê de um conteúdo e, nesse caso particular, de uma data muito comemorada.

Quando foi a primeira Páscoa?

Até pouco tempo, para quem pôde ver, a novela Os Dez Mandamentos trouxe a história do povo de Israel(povo de Deus) vivendo a escravidão no Egito. O povo foi liberto, mas isso só veio a acontecer pela intervenção de Deus que pela desobediência de Faraó ao pedido insistente de Moisés, enviou As Dez Pragas, sendo a décima, com derramamento de sangue de um cordeirinho para marcar os batentes das casas dos israelitas.
Após esses acontecimentos, veio a libertação do povo culminando com a travessia do Mar Vermelho, e em seguida a grande e Primeira Páscoa: uma celebração com muita alegria do povo pela liberdade conquistada.
Páscoa significa passagem. Passagem do povo de Deus da escravidão para a liberdade.


Explicando os símbolos da Páscoa
Cordeiro – representa o sangue derramado pelo cordeiro, sangue este que foi passado nos batentes das portas das casas dos israelitas na décima praga. Este sangue significou vida.
Pão – foi usado pelo povo na celebração da primeira páscoa e nas seguintes, para lembrar e celebrar a libertação da escravidão.
Cordeiro Pascal – Jesus, que morreu derramando seu sangue  para tirar-nos da escravidão do pecado.
Vinho/pão – suco do fruto da videira representa o sangue de Jesus e o pão representa o corpo- celebração da Santa Ceia que foi instituída por Jesus na úlltima ceia de Páscoa em que Ele participou junto com os discípulos , sabendo  que seria crucificado.
Cruz –  representa o amor de jesus ao entregar sua vida  .  
Coroa de espinhos – sofrimento de Jesus.
Túmulo vazio – ressurreição de Jesus- e esse acontecimento se deu no domingo de Páscoa
Aplicação do conteúdo: 
Essa breve introdução que fiz para trabalhar sobre a Páscoa é um preparo para nós professores. A base para planejarmos esta aula, independente que turma possui. Você professor, irá expor o assunto adequando-o à idade e perfil de sua sala.
Com os alunos do Fundamental dá para trabalhar legal, por exemplo, um livrinho com os símbolos, uma produção de texto, composição de música…
Com os pequeninos (maternal) focar mais na morte e ressurreição de Jesus, falar na linguagem deles, dando ênfase que Jesus está vivo!

Uma dica de atividade  seria uma pintura coletiva num grande cartaz. Deixá-los à vontade para expressarem o que conseguiram  sobre o tema.
Observação: 
sabemos que o ovo representa fertilidade (vida), que o coelho também é um animal fértil. E que comemos chocolate porque é muito bom. Sabemos porém que comemoramos a Páscoa porque é a Ressurreição de Jesus, é a vida dEle em nós.
Confira uma sugestão de música para a páscoa:

Veja também:
Símbolos da Páscoa

1

2
3
4
5
6

7
Fonte: Plano e Aula
Postado por ADRIANA COSTA