94% dos professores acreditam que falta interesse dos pais no desempenho escolar dos filhos

Dados de questionários da Prova Brasil de 2015 foram disponibilizados nesta segunda 20/03/2017

Todos os anos, diretores, professores e alunos do 5º e 9º ano participam da Prova Brasil para que a qualidade do Ensino Fundamental da rede pública seja avaliada. Além do exame aplicado às crianças e adolescentes, os envolvidos devem responder a uma série de perguntas que abordam desde a infraestrutura da instituição até relacionamento com a família. Nesta segunda 20/03, o QEdu, projeto que visa compilar dados da Educação brasileira, divulgou as informações referentes ao ano de 2015. No caso dos docentes, o que mais chama a atenção são os dados sobre a aprendizagem.
_______________
 
94% dos professores acreditam que falta interesse dos pais no desempenho escolar dos filhos
Foto reprodução (NOVA ESCOLA)
Para os professores, os fatores que mais impactam o desempenho dos estudantes são a falta de assistência e acompanhamento do pais (item mencionado por 94% dos educadores entrevistados), a falta de esforço do aluno (93%), o meio social dos alunos (83%), o nível cultural dos pais (82%) e indisciplina (68%). De acordo com a pesquisa, somente 12% dos professores acreditam que seus alunos chegarão à universidade.
As respostas dos docentes sobre o nível cultural das famílias são coerentes em relação a dados passados pelos alunos sobre acesso à cultura: 37% dos entrevistados do 5º ano dizem nunca ir ao cinema e 43% não vão a espetáculos de teatro, dança ou música. No caso dos adolescentes do 9º ano, 39% não saem para ver filmes e 49% não frequentam eventos culturais. Apesar disso, 97% dos pequenos do Fundamental I dizem que a família os incentiva a estudar, número que sobe para 98% entre os estudantes do Fundamental II.
Sobre a formação, os profissionais são categóricos: desejam ter mais oportunidades para aprender como ensinar. Dos respondentes, 88% querem participar de mais formações. Segundo 67% deles, a maior dificuldade é se capacitar para o trabalho com pessoas com deficiência. E apesar de a maioria (58%) afirmar já terem feito vários cursos, 41% dos docentes dizem não haver oferta na área de interesse deles.
Para saber mais dados sobre a Educação Pública brasileira no Ensino Fundamental clique aqui e confira os dados compilados pelo QEdu.
Por: Anna Rachel Ferreira