Início Dicas Saiba dosar aulas práticas e teóricas

Saiba dosar aulas práticas e teóricas

28
0
COMPARTILHAR

Saiba dosar aulas práticas e aulas teóricas
Os novos professores tem sempre essa dificuldade, como dosar as aulas práticas e teóricas, será que é bom ter mais aulas teóricas? Será que precisa ser meio a meio? As dúvidas são muitas e por isso falaremos sobre para dar aquela ajuda. Os dois estilos de aulas são importantes e vamos mostrar o porquê, você precisa balancear, independente da matéria que dá, por isso, aprenda como dosar a quantidade de aulas práticas e teóricas.

Por que dar aulas teóricas e práticas?

As aulas teóricas são as mais comuns nas escolas, todo professor dá aula teórica, elas são realmente necessárias. Com as aulas teóricas o professor vai poder explicar a matéria, mostrar fórmulas, cálculos, entre outras coisas. Toda matéria exige aula teórica, não é possível um professor dar apenas aulas práticas, até porque essas aulas servem para colocar em prática o que os alunos aprenderam na aula teórica.

Você como professor precisa saber que uma não existe sem a outra, mas é necessário existir um equilíbrio e esse equilíbrio só você vai saber como encontrar. Isso porque existem matérias diferentes, história não exige tantas aulas práticas como física e cada professor deve saber como balancear.
As aulas práticas são importantes da mesma forma que as teóricas são, é nessas aulas que os alunos vão poder lidar com o que aprenderam. Se você é professor de química, por exemplo, e ensinou uma determinada matéria, para que seus alunos aprendam melhor, é interessante levá-los até o laboratório. Nesse local eles vão fazer experimentos e trabalhar com as fórmulas que você ensinou nas aulas teóricas.
Uma dica interessante é mesclar aulas teóricas e aulas práticas, sempre que passar uma matéria nova na sua aula teórica dê também uma aula prática. As aulas práticas não precisam ser sempre em laboratórios, podem ser exercícios em sala de aula, dessa forma os alunos já estarão praticando o que aprenderam durante a aula teórica. Essa prática é muito importante, você não pode deixar seus alunos praticarem apenas em casa, eles precisam praticar na sala de aula com os colegas e com sua ajuda.
Nossa dica é mesclar as aulas sempre que passar uma matéria nova, mas a verdade é que essa dosagem depende de você, algumas vezes e em algumas matérias não é necessário uma aula prática, em outros caso a aula prática é indispensável. Faça um cronograma com as aulas que vai dar, as matérias e coloque sempre se dará aulas práticas ou teóricas.

O que abordar em aulas práticas?

Saiba dosar aulas práticas e aulas teóricas
O que vai abordar nas aulas teórica você já sabe, é a matéria que está no cronograma que criou, mas e nas aulas práticas, como fazer? Tudo vai depender do tipo de matéria que dá, se você ensina química, matemática e física será mais simples dar aulas práticas, você pode levar ao laboratório, fazer experimentos e dar exercícios de cálculo para os alunos.
Para as matérias como português, história, geografia e outros, os exercícios também funcionam, são um tipo de aula prática, mas é possível fazer outras aulas práticas, como uma excursão em um museu, por exemplo, pode ser uma aula prática de história. Passar um filme ou documentário pode ser aula prática de geografia ou biologia. Você como professor deve conhecer bem o que sua matéria pode proporcionar aos alunos, as vezes um simples filme pode render uma boa aula prática.
Colocar os alunos para fazer algo é uma forma de aula prática, eles vão praticar, por isso, debates, redações, excursões, exercícios, entre outros, são alguns tipos de aulas práticas que você pode dar aos alunos. Só não deixe as aulas práticas de lado, é importante balancear e dosar, o ideal é como falamos, quando der uma aula teórica com matéria nova, dê também uma aula prática.
Comente aqui como faz com seus alunos, sua experiência pode ajudar outro professores, principalmente os que estão começando agora. Se ficou alguma dúvida não deixe de comentar, nós podemos ajudar na solução de suas dúvidas. Compartilhe também com outros professores, os alunos merecem um ensino de qualidade que dose de maneira equilibrada as aulas teóricas e práticas.

Como equilibrar aulas teóricas com aulas práticas

equilíbrio de aulas teóricas com aulas práticas é sempre uma grande dúvida, os professores de primeira viagem sempre gostam de inovar e inventar e por isso querem sempre dar aulas práticas para seus alunos. Mas essas aulas nem sempre são importantes e você precisa criar um equilíbrio para não dar apenas aulas teóricas ou ficar apenas nas aulas práticas.
A quantidade de aula prática e aula teórica vai depender de muitos fatores e um deles é a matéria que você leciona. Não podemos falar uma quantidade exata para você, pois isso não existe, não existe regra para ensinar, mas é preciso existir um equilíbrio. Essa quantidade também vai depender da turma, muitas vezes a turma coopera e as aulas práticas rendem bastante e são prazerosas, outras vezes a turma não aceita esse tipo de aula.
Queremos mostrar com isso que a quantidade de aulas práticas e aulas teóricas dependem de diversos fatores, você vai precisar analisar os fatores que você encontrar na sala de aula. Mas a verdade é que não é complicado equilibrar as aulas que você pode dar, muitas vezes uma matéria é mais fácil se for explicada com aulas teóricas, mas outras ficam mais fáceis com aulas práticas.

Então o que fazer? Como equilibrar aulas teóricas com aulas práticas ..

O interessante é sempre investir mais em aulas teóricas, essas aulas teóricas podem ser expostas de várias maneiras, você não precisa apenas falar ou encher o quadro. Existem várias formas de apresentar uma matéria de forma teórica, você pode passar um documentário, um filme, pode explicar usando um gráfico ou qualquer outro recurso interessante que vai ajudar os alunos.
Isso vai fazer com que os alunos se interessem mais pela matéria e aprendam com mais facilidade. Na aula prática que pode ser em menor quantidade você pode fazer tarefas de várias formas, é interessante também criar recursos para que essa aula prática seja atrativa.
Nossa dica para você equilibrar bem é pensar na quantidade de aulas você dará na semana, se são três, você pode dividir em duas teóricas e uma prática. Mas lembramos que tudo vai depender do que você quer e de como seus alunos agem com as aulas práticas. Se você é professor de física e suas aulas práticas são fazendo experimentos e construindo coisas, provavelmente os alunos vão gostar mais e vão querer mais aulas práticas.
No caso de matérias como português, filosofia e história, as aulas práticas podem não chamar tanta atenção e as aulas podem não render. É por isso que tudo vai depender da sua matéria, da quantidade de aulas que você dá para a turma durante a semana ou mês e de outros fatores. O equilíbrio quem coloca é você e, aos poucos, você vai conseguir se adequar e achar o equilíbrio até mesmo sem querer.
Converse também com outros professores, aqueles que já possuem mais experiência nessa função. Eles terão várias dicas para te passar, mas você vai perceber que cada um deles tem uma forma diferente de trabalhar e uma hora ou outra você vai precisar encontrar a sua melhor forma.
O equilíbrio das aulas teóricas com aulas práticas virá com o tempo e você vai perceber que faz isso de uma forma tão natural que essa preocupação em equilibrar as aulas será um motivo de risada no final.
Se você já é professor há muito tempo queremos saber como faz para administrar suas aulas, você consegue equilibrar as aulas teóricas e práticas? Não deixe de comentar, isso vai ajudar outros professores que começaram nessa caminhada agora. E se você é novo por aqui e está começando a lecionar agora, queremos saber também se tem mais alguma dúvida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here