Expositor da Leitura

Um dos grandes desafios dos professores da educação básica é ensinar a leitura para os alunos, mas ensinar não só a decifrar códigos, e sim a ter o hábito de ler. Seja por prazer, seja para estudar ou para se informar, a prática da leitura aprimora o vocabulário e dinamiza o raciocínio e a interpretação. Infelizmente, com o avanço das tecnologias do mundo moderno, cada vez menos as pessoas interessam-se pela leitura.
Expositor da leitura - Nas series iniciais estimular a leitura é muito importante
Expositor da Leitura
Um ato de grande importância para a aprendizagem do ser humano, a leitura, além de favorecer o aprendizado de conteúdos específicos, aprimora a escrita. O contato com os livros ajuda ainda a formular e organizar uma linha de pensamento. Dessa forma, a apreciação de uma obra literária é uma aliada na hora de elaborar uma redação.
Nas series iniciais estimular a leitura é muito importante e foi pensando nisso que separamos algumas imagens que encontramos na internet de EXPOSITOR DA LEITURA, que é uma especie de CANTINHO DA LEITURA
cantinho de leitura é um espaço importantíssimo na sala de aula. Onde as crianças encontrarão variados materiais de leitura: livros, revistas, gibis, jornais, livros de receitas, atlas, dicionários, etc. As crianças aprendem a manusear o material (escolher o material, ler e devolver no mesmo lugar), a ter cuidado com o material (não amassar, rasgar ou rabiscar) ampliando sua autonomia. Importante: não deixe lápis (ou material para escrever) neste espaço
Lembrando: Não basta apenas colocar um “cantinho de leitura” na sala, ou no pátio, ou em qualquer outro lugar da escola. Se o adulto não fizer alguma intervenção, demonstrando “como se faz” já que ele é o exemplo, é o modelo leitor que a criança tem, os livros e revistas perdem todo o sentido.
Na Educação Infantil, o “cantinho de leitura” é um dos cantos de trabalho diversificado. A criança tem em seu professor o seu “modelo de leitor”, então é comum ela querer ler o livro tal qual o professor faz na roda de leitura. É preciso demonstrar como é que se lê sozinho (usando a mesa e cadeira, sentado no chão, em um tapete, etc). 
A sugestão a seguir foi feito a partir de um expositor de salgadinhos de supermercados que foi encontrado na RUA… 

Confira algumas imagens:

Expositor da leitura - Nas series iniciais estimular a leitura é muito importante
1
2
3
4