Dicas de como introduzir a alfabetização para as crianças

Dicas de como introduzir a alfabetização para as crianças
Os professores mais antigos já tem boas técnicas, mas e os que estão chegando agora? A alfabetização não é simples, ensinar uma criança a ler e escrever requer muita dedicação e saber por onde começar muitas vezes gera dúvidas. Se está começando agora e não sabe o que fazer e como introduzir a alfabetização para as crianças.
Inserir as crianças em um ambiente alfabetizador é uma tarefa que requer muita dedicação, você como professor precisa saber a hora certa de trabalhar e como trabalhar. Muitas vezes cada sala de aula exige uma forma diferente, as vezes você é professor de alunos que já tem muito contato com livros, já sabem escrever o nome, entre outras coisas. Mas você também pode ter alunos que não tem contato nenhum com as letras.

Nesse caso nossa primeira dica é separar esse alunos para que todos andem juntos, converse na escola e coloque em uma sala os alunos que já tem mais facilidade e em outra os alunos que não tem conhecimento nenhum sobre o assunto. Assim ficará mais fácil introduzir o tema com os estudantes, eles já terão um ritmo certo e você poderá chegar mais longe, podendo incluir todos nesse processo.
ALFABETIZAR

Dicas para introduzir a alfabetização

Vamos dar dicas bem interessantes que podem ser adotadas tanto para os alunos que já tem acesso à leitura e escrita como para os alunos que não tem conhecimento nenhum. Nossa segunda dica é tratar leitura e escrita como conteúdo central, se você está ensinando alfabetização, precisa trabalhar esse tema o tempo todo com os alunos.
Assim que começar o ano letivo já prepare suas aulas, não importa se vai dar aula de matemática ou geografia, é importante tratar a leitura e escrita como um tema central. Por isso, em todas as matérias, ensine algo, se vai dar um desenho para colorir, trabalhe as palavras envolvidas no desenho. O objetivo é ensinar a criança a ler e escrever, portanto é necessário tratar o assunto em todos os estágios.
Apresente a leitura e a escrita de diferentes formas também, atualmente as crianças tem acesso a muitas tecnologias, elas aprendem muito rápido a usar o celular, mexer no computador e fazer outras coisas que crianças da década passada não faziam. Por isso, aproveite tudo isso para introduzir a leitura e escrita, quanto maior o contato deles com esse novo mundo, mais interessados vão ficar.
Uma outra forma de começar a introduzir a alfabetização para as crianças é lendo, se seus alunos ainda são pequenos e tem entre 4 e 6 anos, provavelmente a escola ainda não começou a trabalhar a alfabetização. Eles já devem conhecer as letras, sabem escrever o nome, mas não sabem ler ainda, por isso, comece a introduzir a leitura diariamente para os alunos, pode ser um livro pequeno para começar.
Os livros e histórias chamam a atenção, é lendo para eles que vão mostrar o interesse em querer ler sozinho, em saber outras histórias. Assim que ler uma história peça que eles desenhem o que foi lido, peça para desenhar uma continuação para o livro, dessa forma você vai incentivar a criatividade e curiosidade dos alunos.
Outro jeito muito interessante e eficaz para começar a introduzir a alfabetização para as crianças é com canções, que criança não gosta de cantar, não é mesmo? Se eles já sabem cantar e você mostrar as palavras escritas do que estão cantando, será mais fácil começar a entender a pronúncia, que S com A faz SA, e SA mais PO é sapo. Músicas simples, como o sapo não lava o pé, serão muito fáceis de cantar, ensinar e apresentar as palavras as crianças.
Na verdade cada professor tem sua forma de ensinar a alfabetização, use essas dicas e encontre o seu jeito, você também pode conversar com outros professores para saber como eles fazem essa introdução com os alunos que serão alfabetizados. Uma coisa você pode ter certeza, você irá se surpreender com a facilidade que as crianças tem de aprender, elas aprendem muito rápido e em um ano já saberão ler e escrever o básico.
Só não deixe de continuar esse trabalho de alfabetização, saber ler e escrever o básico não é o bastante, eles precisam ter acesso a textos mais complicados, leituras que exigem mais e escritas diferentes. A alfabetização é um processo contínuo para o desenvolvimento da sociedade.

Veja também:

Com informações do CANAL DO ENSINO
Não deixe de conhecer este site !!