Baixe Cartilha Caminho Suave em PDF

cartilha Caminho Suave é cartilha de alfabetização cuja publicação teve início em 1948 e é considerada ainda hoje um fenômeno editorial brasileiro e um marco na história das cartilhas de alfabetização e produção de livros didáticos no Brasil. No ano seguinte à sua primeira tiragem, a cartilha já fazia parte da relação de livros a serem usados nas escolas primárias do Estado de São Paulo. Entre 1971 e 1996 participou dos programas federais de subsídios ao livro didático nas escolas, o que alavancou sua produção e, nos anos 90, bateu a marca de mais de 40 milhões de exemplares vendidos.

A história de sua idealização está intimamente relacionada com a experiência profissional de sua autora e idealizadora, a professora Branca Alves de Lima. Toda cartilha foi elaborada a partir do método que a autora desenvolveu a partir da observação das dificuldades de aprendizagem de seus alunos, em grande parte moradores da zona rural.

Baixe Cartilha Caminho Suave em PDF

 
Um dos pilares do método idealizado por Branca foi a utilização de ilustrações semelhantes à letra a ser ensinada. A própria autora nomeou o método como “Alfabetização pela Imagem” e o conteúdo da cartilha propunha um processo de alfabetização realizada pela associação entre imagens e palavras-chave, sílabas e letras. Segundo ela, ao trabalhar cartazes em sala de aula foi percebendo que as crianças esqueciam menos através da associação de uma letra a uma figura como, por exemplo, desenhar uma faca a partir da letra f ou um gato a partir da letra G. Desta forma, a imagem constituía-se em procedimento pedagógico para aprendizagem e assimilação de letras, sílabas e palavras, estimulando assim o interesse e motivação dos alunos ao mesmo tempo em que contribuía para a fixação e o estímulo da memória.
 
A fim de cumprir com seus objetivos de aprendizagem, o próprio nome dado a cartilha não foi ao acaso. Segundo a autora, tanto a alfabetização como o ensino da leitura só se tornariam efetivos e dinâmicos se o percurso dos alunos pudesse ser suavizado em alguma medida, razão pela qual foi atribuído o nome “Caminho Suave”. Desde sua primeira edição, a capa manteve a ilustração de duas crianças indo para a escola, percorrendo um caminho onde se observa ao fundo o prédio escolar como ponto de chegada.
 
As lições da cartilha iniciam-se apresentando as cinco vogais, seguidas pelas sílabas ba,ca,da e na sequência o alfabeto sempre destacando palavras-chave. Todas as histórias apresentadas como mote para aprendizagem giram em torno dos personagens de um menino (Fábio), uma menina (Didi) e de um bebê (Fabiano). Essa opção foi justificada pela preocupação em escolher temas vivenciados pelas crianças e palavras pertencentes ao universo vocabular das crianças a partir do ambiente familiar: família, casa, escola, irmãos, plantas, animais etc.). Com o objetivo de orientar o trabalho a ser desenvolvido a cartilha era acompanhada por um Manual do Professor, aonde cada lição era antecedida de uma história associando os personagens às palavras-chave, seguida de orientações de como apresentar o cartaz correspondente à palavra-imagem.
 
Apesar de sofrer alterações gráficas no decorrer dos anos em que foi editada, as concepções que embasaram a idealização da cartilha permaneceram as mesmas ao longo das diversas edições, tornando a cartilha Caminho Suave um componente importante da história e da memória da alfabetização e escolarização primária no Brasil.
______________________

Para baixar a cartilha Caminho Suave em PDF confira o link a seguir:

(O link para download foi removido pois infringia os direitos autorais da editora).

  • Para adquirir o livro de forma legal acesse o link: Clique AQUI.

ou

  • Para adquirir o livro de forma legal acesse o link:  Clique Aqui.

ou

  • Para adquirir o livro de forma legal acesse o link: Clique Aqui.

ou

  • Para adquirir o livro de forma legal acesse o link: Clique Aqui.