Atividades Educativas para trabalhar o Carnaval

Atividades Educativas para trabalhar o carnaval: Olá amigos e amigas do SÓ ESCOLA. Nesta postagem trago para vocês atividades de alfabetização com o tema Carnaval para vocês trabalharem com seus alunos.

São 10 atividades prontas para imprimir e utilizar em sala de aula. Atividades de alfabetização de Carnaval para as séries iniciais de 1º ao 3º ano.
Atividades Educativas para trabalhar o Carnaval
Atividades Educativas para trabalhar o Carnaval
Neste post temos atividades educativas de carnaval com a turma da Mônica, atividade de ligar os pontos, atividade de conjunto, atividade de caça-palavras, atividade de labirinto, atividades com marchinhas de carnaval, atividades de para casa, atividade de encontrar as diferenças. Mais antes delas vamos falar um pouco mais sobre está data comemorativa tão popular.

Como surgiu o Carnaval?

carnaval como é comemorado no Brasil sofreu influência de uma festa de rua, o entrudo, festa de origem portuguesa, que consistia em jogar farinha, ovo e tinta nas pessoas. Porém, a comemoração aqui no Brasil passou por mudanças por causa do folclore indígena e a cultura africana, trazida pelos escravos. Todos esses fatores culturais construíram um carnaval diferente em cada parte do Brasil. O Rio de Janeiro é famoso pelos desfiles das escolas de samba e as pessoas podem assistir pela TV. Em São Paulo, também tem desfile de escolas de samba, mas não é tão famoso como no Rio de Janeiro. Na Bahia, temos vários ritmos juntos e misturados: os trios elétricos atraem milhões de foliões todos os anos e a festa dura uma semana. Além do ritmo normal de carnaval, na Bahia temos o afoxé baiano e o Olodum. Em outros estados, como Pernambuco e Minas Gerais, o carnaval de rua é o mais popular.
Há também as Micaretas, que são os carnavais fora de época, que acontecem em todo o país em outros meses que não o do carnaval, geralmente após uns seis meses da data da festa carnavalesca.
carnaval é a última festa antes da quaresma. No século XIII, os nobres franceses começaram a promover grandes festas onde era obrigatório o uso de máscaras e roupas luxuosas – os bailes – e provavelmente foi assim que surgiram as primeiras festas à fantasia. Essas festas logo ficaram populares entre as altas classes em toda Europa e se espalharam por todo o mundo. Durante toda uma época, o carnaval acontecia nos Bailes de Carnaval, onde as pessoas iam fantasiadas. De uns dez anos para cá, o carnaval nas cidades acabou indo para as ruas e hoje em dia não se tem mais bailes de carnaval como antigamente.
Veja mais:

A ORIGEM DO CARNAVAL

A origem do carnaval é incerta, mas acredita-se que tenha surgido na Grécia por volta do ano 520 a.C. Era uma festa em que o vinho era fundamental e as pessoas se reuniam em nome do deus grego Dionísio com a única intenção de se divertirem, celebrar a chegada da primavera e a fertilidade. Esse tipo de comemoração se tornou popular em Roma durante os primeiros séculos da era cristã.
O nome Carnaval deriva de “Carne Vale”, e seu significado está ligado ao fato dessa festa pagã acontecer durante os dias que antecedem a quaresma, um longo período de privação, portanto era como uma despedida dos pecados da carne. Esse nome surgiu depois que a celebração foi legalizada pela Igreja Católica para coibir o que a instituição classificava como celebração pecaminosa. Ou seja, a celebração tinha como objetivo principal extravasar e fazer tudo que durante a quaresma era proibido.
Em 1545, depois do concílio de Trento, mudou-se o calendário de Juliano para Gregoriano e o Carnaval passou a ser uma data oficial para os cristãos. Dessa forma, é reconhecida como festa popular de rua que sofreu uma série de modificações culturais até chegar aos dias de hoje.
________________________

Existe muito o que se falar e trabalhar com este tema tão popular aqui no Brasil não é verdade ? Então sem mais delongas confira Atividades Educativas para trabalhar o carnaval.

* No final da postagem confira um link para download em PDF da apostila com mais de 50 atividades sobre o carnaval prontas para imprimir.
1
2
3
4
5
6
___________________________