SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA INICIAL 1º ANO

SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA INICIAL 1º ANO
SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA INICIAL 1º ANO
Hoje trago para vocês várias sugestões de atividades para avaliação diagnóstica inicial, indicada para alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental.
avaliação diagnóstica ajuda a identificar as causas de dificuldades específicas dos estudantes na assimilação do conhecimento, tanto relacionadas ao desenvolvimento pessoal deles quanto à identificação de quais conteúdos do currículo apresentam necessidades de aprendizagem.

Costumo dizer que ela possui três objetivos principais:
  • Identificar a realidade de cada turma;
  • Observar se as crianças apresentam ou não habilidades e pré-requisitos para os processos de ensino e aprendizagem;
  • E refletir sobre as causas das dificuldades recorrentes, definindo assim as ações para sanar os problemas.
Ela pode ser feita em qualquer momento, mas no início do ano letivo permite conhecer melhor a realidade do aluno.
O  professor tem o dever de verificar o conhecimento prévio de cada um, constatando as condições necessárias para garantir a aprendizagem.
Além disso, ela também funciona como uma análise do ensino na escola, já que os resultados das salas de aula de uma mesma série podem promover reflexões importantes para o replanejamento das propostas e atividades que devem ser oferecidas a todos.
Dentre os instrumentos que utilizo para verificar a aprendizagem das crianças, destaco:
– Produção de texto: retomo os gêneros trabalhados em cada série nas diferentes modalidades organizativas. Assim, planejo uma situação em que os alunos produzirão um texto de determinado gênero e analiso os aspectos linguísticos e discursivos de cada um.
– Leitura e interpretação de textos: organizo práticas de leitura para identificar quais habilidades os alunos dominam e quais ainda precisam desenvolver.
– Resolução de problemas envolvendo as operações: considero neste caso os diferentes tipos de problemas que envolvem as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão.
– Cálculos diversos.
– Análise de dados das turmas: índice de alfabetização e resultado de avaliações anteriores.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA INICIAL 1º ANO:

Sugestões de atividades para avaliação diagnóstica inicial 1º ano Sugestões de atividades para avaliação diagnóstica inicial 1º ano Sugestões de atividades para avaliação diagnóstica inicial 1º ano Sugestões de atividades para avaliação diagnóstica inicial 1º ano Sugestões de atividades para avaliação diagnóstica inicial 1º ano Sugestões de atividades para avaliação diagnóstica inicial 1º ano Sugestões de atividades para avaliação diagnóstica inicial 1º ano Sugestões de atividades para avaliação diagnóstica inicial 1º ano Sugestões de atividades para avaliação diagnóstica inicial 1º ano Sugestões de atividades para avaliação diagnóstica inicial 1º ano