Perguntas e respostas sobre adaptação escolar

Perguntas e respostas sobre adaptação escolar
Os primeiros dias na escola é sempre difícil para todos. Adaptação das crianças que chegam a um ambiente novo, diferente e desconhecido. 
Adaptação dos pais, que sofrem com a ansiedade e o medo da reação da criança. Qual a melhor forma de reagira ao choro do filho? Como a família pode ajudar? Para te ajudar neste período difícil, postamos algumas perguntas e respostas que vão te ajudar a tirar suas dúvidas. 
Confira …

1. Qual é a idade certa para o aluno entrar na escola?

Por volta de 3 anos de idade, pelo fato das crianças nessa idade se sentirem mais estimuladas com a presença de mais crianças para brincar. Os médicos recomendam que a criança só venha a se envolver com o ambiente de varias crianças entre os 2 anos pois é onde atinge uma boa defesa imunológica que fica menos vulnerável para as infecções.

2. Como prepará-lo para o primeiro dia de aula?

Muito importante é explicar tudo para o jovem aluno, diga o dia que ele irá a escola, e que depois você irá busca-lo, não esqueça de dizer que ele fara novos amiguinhos, da professora, do que acontece na escola.

3. O papel da família na adaptação:

Escolha a escola depois conheça as regras, frequente as reuniões escolares! Jamais crie falsas expectativas do seu filho, mostre pra ele que já esta crescendo e por isso ficará sozinho depois de alguns dias, não esqueça de explicar por que ele tem que ir a escola.

4. Qual é o papel da escola na adaptação do aluno?

O professor é a representação da escola, ele tem que ser como se diz no popular um psicologo porque tem que entender os anseios da família e das crianças, depois tem que mostrar a instalação da escola, apresentar o aluno para os futuros coleguinhas. prestar atenção nos alunos individualmente em todo o período da adaptação.

5. Por quanto tempo o pai ou a mãe devem ficar na escola com seu filho?

O tempo mínimo é de 1 ou 2 dias e o máximo é de 10 dias são mais que o suficiente para a adaptação. E caso seu filho ainda sim não se adapte o melhor a fazer é buscar a orientação da direção escolar. Lembre-se de nunca ir embora sem antes se despedir dos seus filhos para que ele não fique inseguro na escola.

6. Como lidar com o choro dos jovens alunos?

Na maioria das vezes é um choro do tipo manipulador por que ao contrario do que muitos pensam as crianças são mais expertas do que parece, pois elas conhecem o fraco dos pais e utilizam disso para que eles não as deixe, porem assim que a família vai embora a maioria das crianças para de chorar e começa a brincar com outras crianças.

7. Como se deve fazer a adaptação de uma criança que veio de outra escola?

O ideal é fazer um turismo com a criança pela escola explicando onde fica o banheiro, a cozinha e sua sala de aula, para que o jovem aluno possa se sentir mais seguro e confiante, seja o mais transparente possível assim ele poderá se adaptar melhor.