Dicas e Sugestões de Organização da Sala de Aula

Confira várias dicas e sugestões de organização e manutenção da sala de aula na educação infantil deixando mais alegre e dinâmico.
Sala de Aula
A organização da sala de aula revela nossa maneira de pensar Educação. Porém, pode acontecer que a organização seja padronizada pela escola, ou simplesmente existir pouca possibilidade de modificar o espaço por vários motivos…
A arrumação da sala depende da professora, mas a manutenção da mesma deve ser compartilhada com as crianças: arrumar os brinquedos e livros, limpar o que sujar, são atitudes de cuidado com a sala. 
A limpeza e higienização do ambiente deverá ser realizada pelo profissional responsável na escola.

Nesta postagem deixarei algumas sugestões e dicas dadas pela Ivanise Meyer para deixar sua sala mais aconchegante, alegre, dinâmica e organizada.

Dicas e Sugestões de Organização da Sala de Aula

1 – RODA DE CONVERSAS:

É importante ter um espaço para a “roda de conversas”. As crianças devem sentar ao redor da educadora de forma confortável. Se necessário, pode-se forrar o chão com esteiras ou tapetes laváveis. A “roda de conversas” também pode acontecer em outros espaços da escola como em um pátio, parque ou debaixo de uma árvore (quintal). 
É importante ter um espaço para a "roda de conversas". As crianças devem sentar ao redor da educadora de forma confortável.
RODA DE CONVERSAS
O importante é garantir que a turma possa estar com a educadora sem “interrupções” externas.

2 – LEITURA PARA AS CRIANÇAS:

Cada dia podemos ter um tipo de texto: um poema, uma história, uma parlenda, um trava-língua, um capítulo de uma história, uma informação sobre um animal… 
Ler para as crianças é muito importante
É importante ler para a criança, pois o professor será seu modelo de leitor. Essa leitura precisa ser planejada (escolha o livro, o tema, verifique se precisará de algum objeto ou música para enriquecer a leitura), o espaço poderá ser o mesmo da “roda de conversas”, ou fora da sala (no pátio, debaixo de uma árvore, na sala de leitura ou biblioteca escolar).

3 – QUANTAS MESAS NA SALA?

As mesas podem ser usadas como “cantinhos” (cantos) para: jogos pedagógicos, modelagem, colagem, desenho e brinquedos que necessitem do apoio da mesa. 
é importante ter mesas na sala de aula da educação infantil
Mesas na sala de aula
As mesas também são usadas para atividades de escrita. Geralmente, o número de mesas equivale ao número de alunos na sala. No trabalho diversificado, pode-se diminuir o número de mesas, pois nem todos estarão sentados fazendo uma mesma atividade.

4 – CANTINHO DA LEITURA:

O cantinho de leitura é um espaço importantíssimo na sala de aula, onde as crianças encontrarão variados materiais de leitura: livros, revistas, gibis, jornais, livros de receitas, atlas, dicionários, etc. 
O cantinho de leitura é um espaço importantíssimo na sala de aula, onde as crianças encontrarão variados materiais de leitura: livros, revistas, gibis, jornais, livros de receitas, atlas, dicionários, etc.
Os pequenos aprendem a manusear o material (escolher o material, ler e devolver no mesmo lugar), a ter cuidado o material (não amassar, rasgar ou rabiscar) ampliando sua autonomia. 
É muito Importante: não deixe lápis (ou material para escrever) neste espaço.

5 – CANTINHO PARA ARTES:

Um cantinho para as artes é fundamental! Um dos espaços da sala pode ser reservado para as Artes Plásticas: desenho, pintura, modelagem e colagem e este é um espaço que precisa da organização pela professora (manter os materiais necessários) e das crianças (aprendem a manusear os materiais para suas produções). 
Um dos espaços da sala pode ser reservado para as Artes Plásticas: desenho, pintura, modelagem e colagem
Cantinho da Pintura
A limpeza posterior deve ser compartilhada com as crianças.

6 – CANTINHO DA DRAMATIZAÇÃO:

Um dos cantinhos preferidos das crianças da Educação Infantil é o da dramatização: a “casinha” ou “casa de bonecas”, no qual elas vivem os papéis familiares e constroem relações com os colegas da turma. 
Dicas e Sugestões de Organização da Sala de Aula
Dramatização
Para organizar esse espaço você pode dispor de móveis e utensílios em tamanho reduzido, bonecas diversas (de plástico, de tecido) e outros brinquedos.

7 – CANTINHO DE CIÊNCIAS:

O cantinho de Ciências pode ser montado com experimentos de acordo com o projeto desenvolvido. O cantinho de Ciências pode ser montado com experimentos de acordo com o projeto desenvolvido. 
Livros de assuntos estudados também podem ficar neste canto. 
Sugestão: Montar terrários ou Aquários, as crianças adoram

8 – CANTINHO DA BRINCADEIRA:

Caso haja espaço na sala, pode existir um espaço para brincadeiras no chão: carrinhos, construção, legos, bonecas, eles adoram !
Dicas e Sugestões de Organização da Sala de Aula
BRINCAR

9 –  QUADRO DE GIZ:

Um quadro-de-giz (ou quadro-branco) será um espaço para registros provisórios, pois serão apagados no final da aula. O que necessitar ficar exposto (ou guardado) deverá ser registrado em cartaz ou “blocão”. Eu uso para registrar a data do dia, escrever o planejamento diário, produzir textos com as crianças, escrever seus nomes (listas), ou seja, quando escrever seja uma forma de comunicar algo importante para a turma.

10 – DECORAÇÃO DAS PAREDES:

Nas paredes deverá ser colocado o que mereça ser registrado e ser lido pelas crianças. Confira:
Dicas e Sugestões de Organização da Sala de Aula
Dicas e Sugestões de Organização da Sala de Aula

Moldes para painéis de Boas Vindas

CHAMADINHA/LISTA DE NOMES DOS ALUNOS.
Essa pode ser bem criativa e ilustrada, gosto daquelas em que você encaixa as fichas dos nomes, assim você pode utilizar as fichas dando para os alunos manusearem, na internet você encontra vários modelos.
CALENDÁRIO
Utilizo sempre um bem grande com o tema da turma, onde posso fixar número por número assim trabalho numerais todos os dias na rotina. Meses e Dia da Semana também são moveis.
→ Confira aqui: 
COMBINADOS DA TURMA
Deve-se fazer um acordo de comportamento com os alunos, o que se pode e o que não pode, e registrá-lo em mural, através de palavras ou desenhos.
ROTINA
Crianças gostam de Rotina, por isso é interessante ter bem visível na sala toda ordem das atividades do dia, em desenho ou registro escrito.
PALAVRAS MÁGICAS
As regrinhas da boa educação também devem estar fixadas para toda turma.
ALFABETO e NUMERAIS
Para crianças de 4 anos ou menos, dê preferência a alfabetos não ilustrados, pois estão na fase icônica.
Números:
Dicas e Sugestões de Organização da Sala de Aula
Dicas e Sugestões de Organização da Sala de Aula

Temas para Decoração de Sala de Aula 

Usar temas para decorar sala de aula da educação infantil pode facilitar a elaboração da parte decorativa do ambiente. Assim como em festas de aniversários infantis, onde pode se trabalhar um personagem principal, você pode eleger um personagem e criar diversos elementos decorativos partindo do mesmo tema.
Sabemos que as crianças tem alguns personagens favoritos, como o Ben10 dos meninos e as Monster High para as meninas. Esses personagens podem estar na decoração e são fáceis de serem encontrados na internet pois são muito utilizados em festas infantis. A arrumação da sala de aula para educação infantil deve ser de acordo com o gosto dos alunos, para que se sintam confortáveis no ambiente escolar.
Personagens clássicos como a Turma da Mônica e do Sítio do Pica Pau Amarelo também são personagens muito usados nas decorações de salas de aulas infantis. Com a fama da Galinha Pintadinha, também andam surgindo vários painéis decorativos e atividades infantis como o tema. É fácil ficar atento ao que surge no mercado, acompanhando seus filhos ou os filhos de amigos.

Decoração da parte externa 

Algumas escolas também tem recursos para decorar os muros externos, evitando as pichações. Os temas de decoração podem estar ligados às disciplinas como português, matemática e artes, ou podem retratar personagens históricos brasileiros. A nossa aposta de decoração para a escola, são os temas ligados à copa do mundo, como futebol, bandeiras de diversos países e claro, o verde e o amarelo.
 Estas são algumas dicas para decoração da escola para inicio de ano letivo, mas que também podem ser seguidas durante todo o ano.
Fonte: Com informações da Ivanise