Como pode ser decorada a sala de aula

Como pode ser decorada a sala de aula
Como pode ser decorada a sala de aula
A decoração da sala de aula deve ser baseada especialmente nos objetivos e dinâmicas que o professor tem em mente para realizar com seus alunos, especialmente aquelas realizadas na primeira semana de aula, para que a turma possa interagir de forma mais saudável e motivada.

A decoração de uma sala de aula também vai depender da faixa etária que será inserida naquele ambiente, primeiramente vamos apontar a melhor maneira de decorar uma sala de Educação Infantil:
a) A primeira coisa que se tem que pensar é fazer tudo de forma bastante equilibrada. Nada de transformar a sala de aula num ambiente exagerado, e repleto de informações, como se fosse uma festa de carnaval. Isso acarretará uma poluição visual, o que fará com que a criança perca o foco com maior facilidade, não se atendo ao conteúdo que lhe é apresentado.

Veja mais: Decoração – Arrumando a Sala de Aula

Como pode ser decorada a sala de aula
Como pode ser decorada a sala de aula
Como pode ser decorada a sala de aula
b) A importância da saudação de boas vindas: há inúmeras idéias que podem ser inseridas nessa hora, como bonecos, gravuras alegres e diferentes, ou ainda se usar personagens infantis que tenham a ver com o mundo da criança, como também figuras que demonstrem as diferenças existentes entre as pessoas, apontando que cada uma delas apresenta características próprias, tanto físicas como raciais.
c) Também é bastante interessante que se faça uma espécie de jardim em formato de painel e nele sejam inseridas diversas informações, que podem ser mudadas diariamente, tais como:
  • Como está o tempo hoje (informações climáticas) 
  • O calendário 
  • Quem está presente e quem faltou, e nessa informação é melhor que se coloque a fotografia das crianças, acompanhada de seus nomes, para que possam se identificar com maior facilidade.

Vamos deixar aqui um modelo bem legal de decoração, o modo de fazer algumas borboletas lindas e diferentes que podem abrilhantar ainda mais o ambiente escolar.
Como pode ser decorada a sala de aula
Como pode ser decorada a sala de aula
Como pode ser decorada a sala de aula

BORBOLETAS

  • 3 guardanapos coloridos e bem alegres;
  • 3 prendedores de roupa coloridos, cujas cores combinem com a do guardanapo escolhido;
  • 3 pares de olhos de brinquedo, que podem ser adquiridos em lojas de artesanato.
Dica: Lembre-se que os guardanapos que serão adquiridos, podem ser da cor preferida e ainda levar estampas, como bolinhas, figuras geométricas e tudo o mais, inclusive em apenas uma cor. Caso tencione realizar alguma atividade com os alunos, lembre-se que os mesmos podem fazer pintura nos guardanapos e cada um deles pode criar sua própria borboleta para enfeitar a sala de aula. Tanto podem pintar com giz de cera, quanto com tinta guache, usando apenas a ponta dos dedos.
Como pode ser decorada a sala de aula
Como pode ser decorada a sala de aula
Como pode ser decorada a sala de aula
Outra forma de pintura bastante inusitada para se fazer com os pequeninos é fazer a pintura usando canudinho, soprando a tinta no guardanapo e somente depois de secos, é que eles poderão observar com clareza o efeito pretendido, ficando bem mais interessante se for utilizada mais de uma cor.

Passo-a-Passo

Tome o guardanapo escolhido e o amasse o guardanapo ao meio, para que seja feita a asa da borboleta, e, bem na junção, prenda com o prendedor, entretanto, antes de colar as asas, arrume bem certinho de forma que o prendedor fique perfeito como o corpo da borboleta, dando um efeito mais bonito a toda ela.
Depois de feito isso, é só colar os olhinhos, que devem ser presos à frente e unidos, o que pode ser feito se usando cola branca normal ou cola quente, cujo processo de secagem é quase instantâneo.
As três borboletas, ou quantas quiser fazer, podem ser colocadas juntas em algum ponto da sala ou ainda separadas, para que possam alegrar todo o ambiente.
Na internet é possível se encontrar diversas ideias de decoração, especialmente aquelas próprias para as primeiras séries escolares. (CONFIRA AQUI – DECORAÇÃO DICAS)
O importante é que a sala de aula fique bonita e convidativa, mas se o professor está sem muito tempo para preparar coisas diferentes, o ideal é que se busque figuras em EVA já prontas, que podem ser compradas em lojas de artesanato ou ainda em papelarias. Outra dica é comprar tapetes em EVA bem coloridos, assim, as crianças se sentirão mais confortáveis quando forem se sentar ao chão para executar alguma tarefa. Além disso, o colorido do EVA pode ser usado para chamar a atenção, principalmente no cantinho da leitura, por exemplo.