8 instituições que oferecem cursos online grátis de nível superior

8 instituições que oferecem cursos online grátis de nível superior
Olá amigos e amigas do SOESCOLA.com …. Quer completar sua formação, mas está sem tempo ou dinheiro?
A solução pode estar na educação a distância de graça.
Pois saiba que diversas universidades brasileiras oferecem cursos online gratuitos e muitos deles podem ser iniciados a qualquer momento, ou seja, não precisa esperar o meio ou o começo do ano para estudar.
Pensando nisso, trazemos aqui uma seleção dos cursos oferecidos por 8 instituições de ensino do país, incluindo cursos voltados para educadores. E não é qualquer instituição não. São aulas gratuitas de lugares como USPUnicampUnB e FGV entre outras.

Alguns exemplos para professores: a Unisinos oferece capacitação sobre como fazer um jornal em sala de aula e iniciação em libras; a FGV disponibiliza cursos de sociologia e filosofia para professores do ensino médio e a UFMG, sobre dislexia, como identificar alunos nesta condição e ajudá-los a aprender melhor.

Já para estudantes e interessados em geral, a USP abriu sete cursos de diversos temas, como ciência política e física básica, por exemplo; a Unicamp oferece nove Moocs de TI e a Unesp disponibilizou 70 cursos, em sua própria plataforma.
8 instituições que oferecem cursos online grátis de nível superior
8 instituições que oferecem cursos online grátis de nível superior
Veja só as oportunidades que as universidades oferecem para capacitação online gratuita:
1- USP
2- Unicamp
No total, são nove minicursos na área de tecnologia da informação disponibilizados pelo Centro de Computação da instituição, entre os temas abordados estão: CSS (Cascading Style Sheets)HTML Ilustrado e tecnologia XML.
3- UFSC
A universidade disponibilizou no Veduca um curso sobre metodologia científica, que aborda a estrutura de uma monografia e elaboração de fundamentação teórica.
4- Unesp
São 70 cursos disponibilizados na plataforma da instituição chamada Unesp Aberta, divididos em biológicas, exatas e humanas. Destacam-se cursos sobre didáticas e aprendizagem, de diversas disciplinas, como geografia e língua portuguesa, por exemplo.
5- Unisinos
São dois cursos no Veduca voltados para a capacitação de docentes. Um sobre como fazer um jornal em sala de aula e outro sobre iniciação em libras.
6- UFMG
A universidade criou uma plataforma chamada Dislexia Brasil, que oferece conhecimentos básicos para professores sobre o tema, como a identificar e o que deve ser feito.
7- UnB
O curso de bioenergética, disponibilizado no Veduca, explica os fenômenos do organismo vivo, como as leis da termodinâmica, por exemplo.
8- FGV
A instituição oferece cursos nas áreas de: direito, metodologia, sustentabilidade, inovação e empreendedorismo. Destacam-se os voltados para docentes do ensino médio sobre sociologia e filosofia e sobre sustentabilidade para os professores de ensino fundamental.
educação a distância é uma ótima chance de especialização para todo tipo de público, já que é adaptável à disponibilidade de cada um. E ainda mais de graça! Aproveite!
Com informações do CANAL DO ENSINO