Dicas para adquirir fluência na leitura

Dicas para adquirir fluência na leitura

 A fluência na leitura
A fluência na leitura se refere à habilidade de ler um texto com precisão, velocidade e expressividade adequadas. 
Os pesquisadores têm voltado a sua atenção para esta habilidade, já que existe uma correlação entre as habilidades de fluência e de compreensão na leitura.
As pesquisas sugerem que as crianças que não desenvolvem a fluência cedo em sua escolarização estão mais sujeitas a vivenciar dificuldades de leitura e de compreensão nos anos escolares subsequentes. Quando a criança lê muito lentamente ou de maneira hesitante, o texto se torna um grupo de palavras ou frases soltas; há uma dificuldade em recordar o que foi lido e em extrair o seu significado. Já a criança que desenvolve uma boa fluência em leitura é capaz de colocar seu foco e sua atenção na compreensão do texto.
A fluência em leitura inclui processos perceptuais, fonológicos, ortográficos e morfológicos ao nível da letra e da palavra, bem como dos processos semânticos e sintáticos ao nível da palavra e do texto.
No entanto, cabe ressaltar que, apesar da fluência na leitura ser uma habilidade necessária, a compreensão do sentido de um texto não depende exclusivamente dela. 
Níveis de fluência adaptado de  National Assessment of Educational Progress – NAEP, 2002 (EUA)
Nível  8 – fluente: lê textos desconhecidos
Nível  7 – fluente: lê grandes blocos de palavras, sem desvios de leitura
Nível 6 – fluente: lê principalmente em grandes blocos de palavras com significado. Embora possam ocorrer alguns desvios, regressões e repetições, eles não alteram a estrutura geral do texto. Há preservação da sintaxe do texto e a leitura é feita com uma interpretação expressiva.
Nível 5 – fluente: lê principalmente em grupos de frases de três a quatro palavras. Alguns pequenos agrupamentos podem estar presentes e a maioria das frases parecem apropriadas e preservam a sintaxe do texto. Há pouca ou nenhuma interpretação expressiva.
Nível 4 – não fluente: lê principalmente em blocos de duas palavras e, algumas vezes, em grupos de três ou quatro palavras. O agrupamento de palavras lido pode parecer fora de um contexto maior (da sentença ou do trecho lido). 
Nível 3 – não fluente: lê principalmente palavra por palavra. Frases de duas ou três palavras podem ocorrem, porém não são comuns e/ou não preservam a sintaxe da língua.
Nível 2 – não fluente: lê principalmente sílaba por sílaba
Nível 1 – não fluente: lê letra por letra para formar sílabas
Como desenvolver a fluência na sala de aula?
As atividades abaixo sugeridas foram baseadas: na bibliografia pesquisada; nas experiências dos diferentes projetos; e nas observações de sala de aula. 
1. Modelo de leitura fluente 

O professor é modelo de leitura fluente e deve lerIn order to read fluently, students must first hear and under-stand what fluent reading sounds like. em voz alta para os alunos, muitas vezes e com grande expressão. Deve preparar-se para essa leitura. É importante expor os alunos a uma grande variedade de gêneros (poesia, trechos de discursos, contos de tradição oral etc.) e textos de boa qualidade. Following a read-aloud session, ask your students: “After listening to how I read, can you tell me what I did that is like what good readers do?” Após uma sessão de leitura em voz alta, o professor verifica se os alunos observaram a forma como ele leu e conversa com eles sobre como um leitor pode manter o ouvinte envolvido.
2. Leituras repetidas 
O professor faz leituras repetidas de um mesmo texto curto. O texto deve ser projetado para os alunos (ou escrito na lousa) e eles também devem receber uma cópia. Após a leitura, o professor verifica se os alunos notaram seu comportamento de leitor fluente. Por exemplo, a capacidade de ler várias palavras juntas em uma respiração (fraseado), a velocidade de leitura, a entonação (a ênfase a determinadas palavras ou frases), o respeito à pontuação.
3. Leitura eco
Na leitura de eco, o professor ou outro leitor fluente lê uma frase ou parágrafo de cada vez, enquanto o estudante acompanha com o dedo. Once the adult pauses, the student echoes back the same sentence or paragraph following along with their finger so that you can be sure the student is actually reading and not simply copying you.Assim que o adulto fizer uma pausa, o estudante repete a leitura da mesma frase ou parágrafo lido indicando com o dedo o que está lendo. Após a leitura eco, os alunos fazem uma leitura coletiva do texto inteiro.
4. Leitura coletiva
Leituras em grupo são estratégias eficazes para a promoção da fluência, porque os alunos estão ativamente engajados e menos apreensivos sobre cometer um erro, o que geralmente ocorre quando leem sozinhos. 
5. Leitura de poesias, trovas, letras de canções, trava-línguas, parlendas
O professor seleciona poesias, trovas, letras de canções, trava-línguas e parlendas para que os alunos leiam em voz alta individualmente ou no coletivo.
6. Jogral
Cada aluno é encarregado de ler um verso ou estrofe de um poema. Para isso devem ensaiar bastante e caprichar na entonação e na expressividade.
7. Leitura de palavras com sílabas não canônicas ou de significado desconhecido
Alguns alunos têm dificuldade em decodificar palavras com determinadas sílabas (trans / ins / etc.). O mesmo pode ocorrer com palavras desconhecidas. Nesse caso, antes de propor a leitura de um texto que contém palavras com essas características, o professor escreve essas palavras na lousa, explica seu significado e faz a leitura delas com os alunos algumas vezes até que se tornem familiares. 
8. Preparação para a leitura
Antes de pedir uma leitura em voz alta o professor faz uma preparação para a leitura. Isso envolve a contextualização (autor, época, lugar) e ativação de conhecimentos sobre o texto (o que os alunos já sabem sobre o gênero, o tema, o autor, a época, o lugar etc.) e informações sobre esses mesmos aspectos dadas pelo professor. Em seguida o professor pede uma leitura silenciosa em que o aluno deve assinalar dúvidas de vocabulário e compreensão. Segue-se o estudo do vocabulário e o esclarecimento de dúvidas de compreensão. Em seguida, faz-se a leitura em voz alta.
9. Teatro / leitura dramatizada
Because reader’s theater is an oral performance of a script, it is one of the best ways to promote fluency.O teatro é uma das melhores maneiras de promover a fluência. Cada aluno recebe uma cópia do script para ler em voz alta. (See the resource box, below, for script sources.) After your read-aloud, do an echo read and a choral read of the script to involve the entire class. Faz-se uma leitura coletiva do script. Once the class has had enough practice, choose students to read the various parts.Em seguida, pede-se a diferentes alunos que leiam diferentes partes do script.
10. Diálogos 
Os alunos devem preparar-se para ler diálogos escritos por eles ou extraídos de textos de outros autores. 
11. Leitura de texto sem pontuação
Pede-se para o(s) aluno(s) ler(em) em voz alta. Em seguida, o professor conversa com os alunos para verificar se perceberam o significado do texto ou trecho selecionado. Pede-se, então, que coloquem a pontuação ou pausas (colocar sinais para verificar onde darão a parada)que considerarem necessária, para dar sentido ao texto. Solicita-se que leiam novamente em voz alta, respeitando a pontuação.
12. Telejornal ou jornal falado
Os alunos devem preparar-se para apresentar notícias como se fosse um telejornal ou noticiário de rádio. O professor precisa ajudá-los na seleção das notícias e no ensaio da apresentação.
13. Leitura de textos sem sentido
O professor propõe a leitura de textos sem sentido e, em seguida, conversa com os alunos  sobre a dificuldade de “ler bem” sem compreender o texto. 
14. Leitura de um texto de diferentes formas
Ler um mesmo texto de diferentes formas: alto, baixo, chorando, rindo, assustado, com soluços, bêbado, gritando, com muito sono, furioso, como um político etc. 
Ler o texto mudando a velocidade: nos parágrafos pares, ler devagar, nos ímpares, ler rápido.
15. Gravar a própria leitura / ouvir / reler