10 Sugestões de Brincadeiras para Gincanas

10 Sugestões de Brincadeiras para Gincanas
10 Sugestões de Brincadeiras para Gincanas
Olá amigos e amigas do SOESCOLA.COM
Hoje trago para vocês algumas sugestões de Brincadeiras para GINCANAS. Espero que gostem
Sugestão: Em outubro se comemora o DIA DAS CRIANÇAS. Está é uma excelente data para aplicar estas brincadeiras.
Não deixe de ver:
Confira a seguir 10 Sugestões de Brincadeiras para Gincanas:

1- Corrida do envelope

Em preparação para a atividade, escreva os versículos em fichas ou pedaços de cartolina; Cada palavra deve ser escrita em uma ficha; Misture as fichas de um versículo e coloque-as em um envelope; Faça um jogo do mesmo versículo para cada time de quatro crianças; Entregue um envelope a cada time; ao sinal de “Já”, as crianças abrem seus envelopes e colocam as fichas na ordem correta para formar o versículo; O time que terminar primeiro, faz um ponto; Entregue outro jogo de versículos aos times e continue a brincadeira

2-Descobrindo Versículos Introdução: “Se a palavra de Deus é a semente, que podemos fazer para conseguir uma colheita rápida de sementes.” Todos os grupos recebem uma mesma palavra ou expressão. A corrida é para ver quantos versículos com a palavra dada, o grupo pode achar e escrever numa lista. O versículo precisa ser todo escrito, com a respectiva referência. Estabeleça o tempo antes de iniciar o jogo (5 ou 10 minutos?). Você pode dar pontos apenas para o grupo que conseguir mais versículos ou dar 1 ponto por versículo encontrado, para cada um dos grupos. 

3- Telefone sem fioIdade: a partir de 5 anosParticipantes: 5 ou maisRegra:Organizar os jogadores sentados um ao lado do outro em fila. O primeiro jogador diz uma frase/mensagem da bíblia no ouvido do amigo seguinte. Cada participante após receber a mensagem fala o mais baixo possível no ouvido do colega seguinte até que o ultimo falará em voz alta o que recebeu. A mensagem muitas vezes chega completamente diferente!!!

10 Sugestões de Brincadeiras para Gincanas
10 Sugestões de Brincadeiras para Gincanas

4- Fui a feira (mas pode substituir por Fui a Igreja)Idade: a partir de 5 anosParticipantes: 4 ou maisRegra: Um jogador diz em voz alta: Fui a feira e comprei.. por exemplo ”maçã”. ( ou diz: Fui a igreja e vi a profª da edb…o pastor…a bíblia etc…) o jogador seguinte repete a frase do primeiro acrescentando outra mercadoria (ou algo encontrado na igreja) o terceiro jogador repete as mercadorias (algo encontrado) que os jogadores anteriores disseram e acrescenta mais uma, ganha quem não repetir mercadoria (algo encontrado) e lembrar todas que foram faladas.Exemplo: 1º jogador- Fui à igreja e encontrei o pastor2º jogador- Fui á igreja e encontrei o pastor e a profª da ebd3º jogador- Fui á igreja e encontrei o pastor, a profª da ebd e a bíblia.

Fui a feira é uma ótima sugestão para brincadeiras para gincana

5- EstátuaParticipantes: 5 ou maisMateriais Necessários: Aparelho de som, CD de Músicas.Regra: Todos os jogadores fazem um círculo e um fica como o mestre, controlando o som. Quando o mestre quiser ele abaixa o volume e diz “estátua”! Os jogadores devem ficar em posição de estátua, sem se mexer e o mestre vai tentar fazer caretas e brincadeiras para ver quem se mexe primeiro. Não vale fazer cócegas. Quem se mexer ou rir primeiro fala um versículo e vai para o lugar do animador. 

10 Sugestões de Brincadeiras para Gincanas
10 Sugestões de Brincadeiras para Gincanas

6- Que bicho eu sou?Número de participantes: No mínimo 5.Regra:  Uma pessoa escreve o nome de vários bichos (pode ser um desenho), um em cada folha de papel. Esses nomes devem ser colados nas costas dos participantes sem que eles vejam qual o bicho. Cada participante terá que adivinhar o animal que virou fazendo perguntas sobre as características do bicho aos outros participantes. As respostas devem ser sim ou não. O último a descobrir sai da brincadeira e passa a colar o nome dos bichos nos vencedores. Pode usar os bichos usando a história da Arca de Noé…muito bom.

7- Mímicas Pode antes contar uma história da Bíblia e depois organizar a brincadeira. Dividida os times. Cada time vai pensar em um nome de uma categoria, exemplo: filme, música e outros; e chamar uma pessoa da outra equipe. A pessoa escolhida vai tentar representar o nome sem dizer uma palavra, para a sua própria turma. Se o time de quem estiver representando acertar em menos de 1 minuto ganha um ponto. Se não acertar, ganha a equipe adversária. 

Mimicas
Mimicas

8- ChocalhoMaterial: 01 lata de alumínio; Semente de feijão, milho, arroz ou pedrinhas; Fita adesiva Modo de fazer: Você pode enfeitar seu chocalho com figuras que você imprime e cola. Ou pode pintar sua lata com tinta plástica. Encha sua lata com a semente que você tiver ou pedrinhas. Cada semente fará um barulho diferente e você pode fazer vários chocalhos conseguir diversos sons. Vede o buraco da latinha com fita adesiva e cole uma figura por cima para dar um acabamento legal. Cante um corinho bem animado e coloque as crianças para usarem o chocalho. Vai ser bem divertido.

9- Dança da CadeiraVocê precisa ter uma cadeira a menos do número das pessoas que estiverem brincando. Por exemplo, se forem 5 crinças, deve-se ter 4 cadeiras. Coloque uma música animada, a criançada andam dançado ao redor das cadeiras, quando a música parar elas devem sentar-se, quem não conseguir, sai da brincadeira. Conforme as crianças vão saindo, deve-se tirar também uma cadeira, ou seja, se iniciou com 5 crianças e 4 cadeiras, assim que a primeira criança sair tira-se mais uma cadeira, ficando 4 crianças e 3 cadeiras e assim sucessivamente, até que só reste uma cadeira e o vencedor.

Dança da Cadeira
Dança da Cadeira

10- Laranja na cestaMaterial: 4 árvores feitas em EVA verde e preto ou marrom (para o tronco); 1 dado; 40 laranjinhas (feitas em EVA laranja); Uma cestinhaParticipantes: até 4 jogadoresRegras: Todos colocam as laranjas em suas árvores. Um jogador inicia a partida. De acordo com o número indicado pelo dado o jogador retira as laranjas da sua árvore e coloca dentro da sua cestinha. O jogo continua até que um dos participantes encha primeiro a sua cestinha. Vence o jogador que colher primeiro todas as duas 10 laranjas. No final, a retirada das últimas laranjas só poderá ser feita com o número exato apontado pelo dado.