GINCANAS: RECREAÇÃO E EDUCAÇÃO

GINCANAS: RECREAÇÃO E EDUCAÇÃO
GINCANAS: RECREAÇÃO E EDUCAÇÃO

Um dos principais objetivos da educação é tornar o aluno um cidadão, desenvolvendo não só conhecimento, mas também seu lado afetivo e social. Diversos projetos podem ser realizados para o aluno vivencie, em uma ambiente controlado, situações que existem em nossa sociedade, um desses projetos é a gincana.
Não deixe de ver também: Projeto: “Criança no trânsito”
Além de recreativa, a gincana tem o poder de colocar o aluno como sujeito responsável por suas atitudes e decisões, por isso as atividades escolhidas para a gincana devem incentivar o espírito competitivo dos alunos, promover a socialização e a integração entre os alunos e o corpo docente da escola e despertar a solidariedade e o respeito. 
Você poderá gostar de: Projeto: “Estreitando os laços”
Veja agora cinco atividades que além de desafiar e divertir os alunos, desenvolverá nos alunos importantes elementos de socialização. Estas atividades foram retiradas do site Portal da Família.
Diversos projetos podem ser realizados de atividades de gincanas
Diversos projetos podem ser realizados de atividades de gincanas

1 – O DONO DA ARENA

Traça-se no chão uma circunferência de 1 a 1,5 metros de diâmetro. No centro do círculo ficam dois jogadores, de braços cruzados sobre o peito, apoiando-se somente em um dos pés, pois que, flexionando o joelho, o outro permanecerá levantado. Dado o sinal, eles começam a pular, empurrando um ao outro com os ombros, a fim de forçar o adversário a sair do círculo ou pisar na linha. Será daquele que realizar primeiro o objetivo do jogo.

2 – NOVELO DE LÃ

Alunos em círculo. Novelo de lã na mão de um colega. O colega que tem o novelo de lã enrola o fio em seu dedo enquanto se apresenta à turma. Quando terminar, passa o novelo para o colega à sua direita, sem cortar a linha, ficando, assim, preso a ele. O colega que recebeu o novelo faz o mesmo e assim por diante, até que o novelo chegue ao primeiro aluno a apresentar-se. A turma estará “amarrada”, e o professor poderá fazer considerações sobre o fato de comporem um grupo, um todo em que as ações de seus membros refletem-se, inevitavelmente, sobre todos. Como desamarrar-se? O novelo fará o sentido contrário, mas à medida que cada um solta o fio de seu dedo, deverá recordar não a sua própria apresentação, mas a do colega que o antecedeu. Os alunos perceberão quão preocupados estavam com o que eles mesmos pretendiam falar, e quão pouco escutaram o colega. Deverão, no entanto, fazer um esforço no sentido de recompor a fala do colega e, se preciso, os demais poderão ajudar. Esta é uma forma de professor e alunos fixarem nomes e características de um grupo, ao mesmo tempo em que chama a atenção sobre as vicissitudes de pertencer a um grupo.

3 – DERRETA O GELO

Algumas horas antes do jogo, o mestre deverá encher algumas forminhas de gelo e, antes de levá-las ao freezer, colocar uma pequena peça plástica dentro de cada quadradinho. No momento da competição, cada equipe receberá um cubo de gelo dentro de um copo plástico. Ninguém poderá tocar o gelo com as mãos ou outro objeto e nem retirá-lo do copo. A pessoa poderá apenas esquentar o copo com as mãos ou com qualquer outra parte do corpo. A primeira equipe que conseguir derretê-lo e entregar a pecinha, ganha um prêmio.

4 – CORRIDA DE FUNIS

Introduzir numa corda, dois funis, com a parte mais fina voltada para um laço feito no centro. Os jogadores terão que, apenas soprando, levar os funis até o laço. Quem conseguir primeiro vence.

5 – BATALHA NAVAL

Divida o local do jogo em duas partes de forma que um lado não possa enxergar o outro (amarre uma corda e coloque um lençol por cima). A seguir, as pessoas de cada time escolhem um local para si e não podem se mover daí. Quando o jogo começa, cada time ganha uma bola e devem tentar atingir o outro time com essas bombas. Se alguém for atingido pela bomba, está fora e senta ao lado da quadra até o jogo acabar. Não vale se mexer para desviar da bola. Vence quem ficar por último.