COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL

COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL
COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL
Para nortear o seu trabalho é importante a elaboração de uma rotina semanal contemplando as modalidades organizativas:
ROTINA
Para organizar o seu trabalho, disponha em uma rotina semanal, o que você deseja trabalhar em cada dia, não necessariamente explicando o passo a passo, mas colocando o nome da atividade e a que modalidade pertence, assim conseguirá visualizar se está contemplando de maneira organizada as modalidades organizativas.
Atividades permanentes:
São aquelas que são feitas com regularidade, podendo ser diárias, semanais, quinzenais, etc. Seu objetivo é criar uma familiaridade da criança com um conhecimento mais específico, como gêneros textuais, um tema ou conteúdo mais específico.
Exemplos:
-Leitura diária, a cada dia um gênero;
-Artes
-Raciocínio Lógico
-Alfabetização
-Cantinhos
-Maleta de leitura
Sequência Didática
Diferente de sequência de atividades, uma sequência didática contempla um trabalho organizado em sequência com grau de dificuldade crescente de aprendizagem, visando um conhecimento mais específico. A sequência didática não tem produto final, pois seu objetivo é o primordial. A duração da sequência é variável, podendo ser desde poucas aulas a um bimestre ou mais.
Exemplos:
-Pontuação
-Calendário
-Situações problemas de multiplicação
-Dificuldades ortográficas
Projetos
Um projeto é o desenvolvimento de um trabalho que articula um ou mais conhecimentos e conteúdos, podendo ser interdisciplinar. Não necessariamente o projeto deve ter um produto final, pois os objetivos podem ser seu principal foco.


Exemplos:
-Água
-Trânsito
-Meio ambiente
-Identidade
Atividades Independentes, ou Situações Independentes
Essas atividades podem ser:
De sistematização:
Como o nome supõe as atividades independentes de sistematização, vêem para sistematizar algum conhecimento específico necessário, que você percebeu que não foi atingido dentro de um projeto, sequência didática ou atividade permanente, e que então precisará ser retomado em um momento específico.
Ocasionais:
São as que surgem no decorrer do processo de ensino aprendizagem como uma situação emergente que está na mídia, uma notícia, algo que pode ser também trazido ou sugerido pelos alunos, ou ainda algo que julgue ser pertinente naquele momento.