REFLEXÃO SOBRE O USO DAS DATAS COMEMORATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

REFLEXÃO SOBRE O USO DAS DATAS COMEMORATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DATAS COMEMORATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O Brasil possui uma pluralidade de valores culturais, religiosos e econômicos, e isso se reflete no calendário nacional que possui uma série de datas comemorativas como homenagem. 
O uso dessas datas comemorativas no ensino infantil como base para o planejamento de atividades pedagógicas é muito difundido, mas é preciso que haja uma reflexão por parte de professores e gestores das escolas se há um verdadeiro sentido na utilização desse recurso como ferramenta pedagógica.
Antes de incluir qualquer atividade que aborde uma data comemorativa no currículo do ensino infantil, além da reflexão sobre a relevância da atividade no desenvolvimento infantil, é necessário que haja a preocupação com o respeito as diversidades culturais e religiosas dos alunos. 
É importante respeitar as diversidades culturais
Dependendo de como uma data é celebrada ela pode ser pejorativa e discriminatória. Uma data muito usada é o Dia do Índio, mas infelizmente o que mais se vê é a reprodução automática de atividades que não condizem com a realidade indígena do Brasil, deixando de lado os verdadeiros valores dessa cultura para confeccionar cocares e pinturas sem sentidos.
Outra reflexão importante é como realizar atividades que não incentivem o consumo de bens materiais, já que algumas datas são essencialmente mercadológicas, como a Páscoa que incita o consumo em grande escala de ovos de chocolate. Celebrar a data sem expor a origem religiosa e seus contextos serve apenas para movimentar o comércio. 
Vetar a utilização de datas comemorativas e suas celebrações nas escolas não é a solução, já que elas se fazem presentes em outros ambientes frequentados pelas crianças. 
Ponderando como a atividade pode auxiliar no ensino e desenvolvimento do aluno e aplicando as atividades utilizando informações e contextos reais, é possível aproveitar ao máximo as datas comemorativas e celebrá-las com muita festa junto com as crianças.