LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Mesmo sem saber ler, ao ver adultos lendo ou quando histórias são contadas por professores ou pelos pais, a criança desenvolve o interesse pelo universo das palavras. Possibilitar esse primeiro contato das crianças com as livros, para que se tornem leitores de literatura para a vida toda é tarefa dos pais em casa e também dos professores da educação infantil dentro de sala de aula.
Como as crianças da educação infantil ainda estão em processo de alfabetização, muitas ainda não dominam a leitura, portanto, através de rodas de leitura, o professor utilizando uma postura e entonação adequadas, deverá fazer a leitura das histórias. Mesmo com a leitura sendo feita pelo professor, é fundamental que as crianças possam manusear o livro, folheando as páginas e observando as palavras e as figuras. 
Antes de fazer a leitura, é preciso planejamento. Selecionar as obras que serão lidas e criar um clima para a leitura aumenta o interesse da criança pelas histórias. No final da leitura é importante indagar aos alunos a impressão que cada um teve da história com perguntas como: “de qual parte da história cada um mais gostou o que chamou mais a atenção em cada personagem, qual sensação a história causou”, para que as crianças reflitam sobre o que foi ouvido e visto e para que elas aprendam a escutar a opinião dos colegas. 
LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
A escolha dos livros que serão trabalhados não é nada fácil, no Brasil são lançados em média dois mil títulos por ano na área da literatura infantil tornando o mercado de obras infantis muito rico. Veja abaixo alguns títulos que a Revista Crescer da Editora Globo elaborou com a colaboração de 35 especialistas em criança e cultura que facilitam a escolha de pais e professores: 

A partir de 4 anos:

– Ou Isto ou Aquilo 
Cecília Meireles e ilustrações de Thaís Linhares (Editora Nova Fronteira) 
– Contos de Grimm
Wilhelm e Jacob Grimm (Editora Cia. das Letrinhas)
– Flicts
Ziraldo (Editora Melhoramentos)
– Contos de Andersen
Hans Christian Andersen (Editora Ática)

A partir de 6 anos 

– Marcelo, Marmelo, Martelo e Outras Histórias
Ruth Rocha e ilustrações de Adalberto Cornavaca, (Editora Salamandra)
– Reinações de Narizinho (vol.1 e 2),
Monteiro Lobato (Editora Globo) e ilustrações de Paulo Borges.

A partir de 7 anos

– Bisa Bia, Bisa Bel, 
Ana Maria Machado (Editora Salamandra)
– O Menino Maluquinho
Ziraldo (Editora Melhoramentos)

Artigo por Colunista Portal – Educação