Artigo Educacional – Aulas Atrativas

Artigo Educacional - Aulas Atrativas
Artigo Educacional – Aulas Atrativas

Alunos reclamando de um determinado professor ou de uma aula chata que demora a passar, é uma situação bastante comum. Até os alunos mais dedicados e estudiosos podem se sentir desmotivados depois de algumas horas de aula e atividades na escola. Estas aulas normalmente têm duas coisas em comum: falta de significância e / ou professores sem habilidade de conduzir uma boa aula.
Essa perda na qualidade das aulas acontece pelo fato das aulas não serem conduzidas de maneira atrativa, falta energia, falta algo que envolva os alunos, que chame a atenção para o que está sendo exposto.
É muito importante os professores estarem atentos ao fato de que atualmente o mundo é altamente dinâmico, ou seja, cheio de energia, de iniciativa e de diversidade. Então, é inviável aulas que não sejam adequadas a seu público alvo.
Isso acontece devido a vários fatores, como a precarização do ensino, falta de recursos, da própria motivação do professor para o trabalho, etc.. É fato que há dificuldades reais, mas qualquer professor juntamente com a escola pode superar essas dificuldades se realmente quiser.
O aluno percebe quando o professor não está preparado para uma determinada aula, fato esse que desestimula os alunos, pois nem mesmo o professor teve interesse no assunto abordado já que não houve um preparo prévio para a aula ministrada.
O professor precisa estar sempre preparado para as situações com que ele irá se deparar conhecendo o processo de construção do conhecimento dos indivíduos inseridos no seu contexto sócio e cultural.
Todo tipo de iniciativa ou estratégia que tire os alunos da posição de ouvintes, inativos para participantes entusiasmados e colaborativos na sala de aula, irá revigorar e transformar o processo de aprendizado e relacionamento entre eles e o educador.
Artigo Educacional - Aulas Atrativas
O aluno percebe quando o professor não está preparado
Existem inúmeros meios de tornar uma aula, de qualquer disciplina atrativa, basta o professor e a escola que observem os meios mais eficazes.Como exemplo pode-se destacar:

1) Olhar para o aluno: observar o que o próprio aluno acha atrativo e encontrar meios de usar isto em suas aulas, buscando atender as diversidades dos alunos, pois atualmente é necessário que haja conhecimentos básicos dos professores em relação a educação especial, por exemplo: libras, para que o professor possa utilizá-lo em um trabalho de inclusão escolar, no ensino a alunos surdos matriculados em salas de aula regulares. E assim em diante, pois o professor precisa encontrar os meios necessários para atingir seu público alvo.

2) Usar outros recursos além dos didáticos: este ponto está relacionado com o item anterior, pois descobrindo as preferências do aluno o professor poderá enriquecer suas aulas com diversos recursos.

3) Atualizar-se a respeito das novas tecnologias e utilizá-las: buscar tecnologias que atendam as necessidades de professores e alunos na sala de aula e fora dela. Um exemplo disso é o auxilio que tais ferramentas podem trazer para estudantes diagnosticados com autismo. Eles conseguem se comunicar de maneira mais efetiva e sentem-se mais confiantes.

Artigo por Denise Rodrigues de Freitas