Charges em sala de aula – Atividades para Imprimir

Atividades Educativas para ensino Infantil

Achei importante criar estas charges, para que você possa trabalhar em sala de aula, uma vez que as charges são temporais, pois refletem uma realidade imediata. Também são um meio eficiente de averiguar se os alunos estão conectados ao mundo que os rodeia.


confira também: Produção Textual

Charge é um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar por meio de um desenho ou caricatura, algum acontecimento atual, é uma crítica político-social, onde o artista expressa graficamente sua visão sobre determinadas situações cotidianas através do humor e da sátira. É papel do professor abordar assuntos da atualidade, e garantir a formação de alunos críticos, criativos e participativos.

Aprenda um pouco mais sobre charge aqui !!

Confira agora as Atividades:


Charges em sala de aula - Atividades para Imprimir

Você poderá gostar: Atividades de alfabetização

Charges em sala de aula - Atividades para Imprimir
Vamos aprender um pouco mais !

O que é Charge:

A Charge, COMO FOI FALADO ACIME, é uma ilustração humorística que envolve a caricatura de um ou mais personagens, feita com o objetivo de satirizar algum acontecimento da atualidade.
O termo charge tem origem no francês “charger” que significa “carga”. A primeira charge publicada no Brasil foi no ano de 1837 e tinha como título “A campanha e o Cujo”. Foi criada por Manuel José de Araújo Porto-Alegre, que dentre as funções exercidas na política e ensino, era também pintor e caricaturista.
As charges são muito utilizadas para fazer críticas de natureza política. São normalmente publicadas em jornais ou revistas e conseguem atingir um vasto público. Para interpretar o significado de uma charge, é necessário estar a par dos acontecimentos políticos nacionais e internacionais.
Entre os anos de 2005 e 2006, a publicação de 12 charges sobre o profeta Maomé, no jornal dinamarquês Jyllands-Posten, causou muita polêmica e revolta na comunidade muçulmana. As charges foram designadas por “As faces de Maomé” e algumas mostravam a caricatura do profeta com uma bomba no turbante.