JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO

MANUAL DIDÁTICO COM JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO DISPONIBILIZADO PELO MEC E A UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO.

POR QUE JOGOS NA ALFABETIZAÇÃO?

Muitos estudiosos, como Quintiliano, Erasmo, Rabelais, Froebel, em diferentes épocas, têm defendido a ideia de que precisamos promover um ensino mais lúdico e “criativo”, surgindo, assim, a noção de “brinquedo educativo”. A esse respeito, Kishimoto (2003, p. 36), mostra-nos que:

O brinquedo educativo data dos tempos do Renascimento, mas ganha força com a expansão da Educação Infantil […]. Entendido como recurso que ensina, desenvolve e educa de forma prazerosa, o brinquedo educativo materializa-se no quebra-cabeça, destinado a ensinar formas ou cores, nos brinquedos de tabuleiro que exigem a compreensão do número e das operações  matemáticas, nos brinquedos de encaixe, que trabalham noções de seqüência, de tamanho e de forma, nos múltiplos brinquedos e brincadeiras cuja concepção exigiu um olhar para o desenvolvimento infantil e materialização da função psicopedagógica: móbiles destinados à percepção visual, sonora ou motora; carrinhos munidos de pinos que se encaixam para desenvolver a coordenação motora, parlendas para a expressão da linguagem, brincadeiras envolvendo músicas, danças, expressão motora, gráfica e simbólica.

Na alfabetização, eles podem ser poderosos aliados para que os alunos possam refletir sobre o sistema de escrita, sem, necessariamente, serem obrigados a realizar treinos enfadonhos e sem sentido.

SUMÁRIO DO MANUAL DE JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO

07 Apresentação
09 Por que trabalhar com jogos?
13 Por que jogos na alfabetização?
17 Os jogos desta coletânea: o que queremos com eles?
23 Anexos: orientações aos professores sobre os jogos
25 Jogo 1: Bingo dos sons iniciais
29 Jogo 2: Caça- rimas
33 Jogo 3: Dado sonoro
37 Jogo 4: Trinca mágica
41 Jogo 5: Batalha de palavras
45 Jogo 6: Mais uma
49 Jogo 7: Troca letras
53 Jogo 8: Bingo da letra inicial
57 Jogo 9: Palavra dentro de palavra

61 Jogos 10: Quem escreve sou eu

FAÇA O DOWNLOAD AQUI